TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas de cultura corporal

Artigo: Noções básicas de cultura corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Montenegro, 12/06/2013.

Fundamentos da cultura corporal

Alunos - Maria Aparecida Benevides

A cultura corporal afro - descendente

Denomina-se cultura afro- brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.

A cultura é histórica ,pensar em cultura é pensar em conhecimentos,signi-ficado e formas de interpretar o mundo e nosso cotidiano.

 O corpo como expressão da identidade negra

O corpo pode simbolizar diferentes identidades sociais, extrapolando a dimensão do indivíduo e da pessoa .Nenhum outro animal transforma voluntariamente o próprio corpo.Segundo Rodrigues (1986,p 159), o corpo expressa metaforicamente os princípios estruturais da vida coletiva.

No processo histórico e cultural brasileiro, o negro, sobretudo as mulheres negras, constrói sua corporeidade por meio de um aprendizado que incorpora um movimento tenso de rejeição/aceitação, negação/afirmação do corpo.

 O basquete de rua na sociedade

Considerando que o basquete é uma manifestação que foi criada através das relações sociais entre comunidades que não tem oportunidades de praticar o esporte e que os elementos que configura esta manifestação refletem vários sentidos e significados que percebemos que o esporte como forma de socialização da juventude é possível dizer que o esporte é uma das vias de socialização da juventude .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com