TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida Na Terceira Idade

Casos: Qualidade De Vida Na Terceira Idade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

O presente artigo foi realizado com o objetivo de analisar e desvendar a realidade vivida pelos indivíduos da terceira idade do município de Formosa da Serra Negra. O trabalho teve como foco principal da pesquisa social no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, do Município analisado. Além das atividades de campo realizou-se uma abordagem teórica acerca dos principais direitos e avanços conquistados pelos idosos, no que se refere à busca pela qualidade de vida de forma digna e harmoniosa, nessa fase tão importante do ser humano. O diagnóstico foi revelado através da aplicação de questionários que evidenciaram as reais condições sociais vividas pela grande maioria das pessoas que se encontram no processo de envelhecimento. Diante dos fatores acima mencionados o estudo dissipou o quanto as questões sociais que envolvem a terceira idade evoluíram, bem como alertam para a extrema necessidade de melhoria, em todas as formas de garantia ao envelhecimento, de forma saudável visando à preservação dos principais direitos conquistados e garantidos em forma de leis.

Palavras-Chave: Assistência Social. Terceira Idade. Qualidade de Vida.

1. INTRODUÇÃO

Neste Trabalho de Conclusão de Curso-TCC estão expressas as experiências adquiridas pelo trabalho de seguridade social a favor do cidadão de terceira idade na cidade de Formosa da Serra Negra-MA. Estando assim, expostas ao longo do seu desenvolvimento informações sobre as realidades vividas pelos idosos nos dias atuais, destacando aspectos legais, sociais, familiares e culturais a que os idosos estão sujeitos. Este trabalho aborda um panorama histórico referente à trajetória das conquistas do cidadão de terceira idade em prol de uma vida com mais cidadania e integridade numa sociedade capitalista, nem sempre justa com os mais velhos.

Neste sentido o modelo de sociedade atual prioriza a juventude em muitos aspectos, principalmente em relação ao mercado de trabalho, dificilmente uma pessoa no auge da terceira idade consegue recomeçar em uma profissão tendo as mesmas condições de acesso e permanência que uma pessoa mais jovem teria. Ou seja, num espaço social se fecha cada vez mais para esses cidadãos, por isso é tão difícil delimitar o sentido de qualidade de vida para essas pessoas que tanto já contribuíram para o pleno desenvolvimento do país.

O levantamento de dados aponta para uma realidade comum no município analisado, ou seja, os idosos abordados durante a pesquisa apresentam condições de vida bem similares em relação a outros lugares do país. Este trabalho apresenta também a realidade de pessoas de terceira idade que são assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, deste município, que realiza atendimentos aos idosos de todas as classes sociais.

No decorrer deste estudo o diagnóstico social apresenta os resultados da pesquisa (estudos e análises) da qualidade de vida dos idosos e atividades sócio-culturais, que buscam a integração social dos mesmos. Além dos idosos foram realizadas visitas com o sentido de entrevistar famílias deste município.

Diante dos dados da pesquisa percebeu-se, a importância do Serviço Social para o cumprimento do Estatuto do Idoso e, que através do estudo dos problemas enfrentados pelos mesmos, é possível diagnosticar e detectar as causas das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos da terceira idade. Tendo em vista que o conhecimento das condições de vida dessas pessoas alerta para um grave questionamento acerca dos cuidados negados a esses indivíduos, sobretudo no que se refere ao ambiente social e familiar.

No sentido de tentar resolver os conflitos sociais vividos por esse grupo de pessoas no CRAS, sendo uma unidade de execução da Assistência Social, tem um papel importante, ou seja, no atendimento de crianças, jovens e adultos, visando dar lhes condições adequadas para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. O Centro de Referência da Assistência Social-CRAS está inserido na proteção social básica, sendo considerada “a porta de entrada” para o Sistema Único de Assistência Social-SUAS. O CRAS é uma nova estrutura dentro da gestão da política de assistência social, e também é um recente espaço de intervenção do assistente social. Ele é considerado o principal instrumento da proteção social básica, neste espaço é oferecido serviços, programas, projetos e benefícios que visam à proteção social.

A etapa do estágio foi realizada no CRAS tendo em vista aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso de Serviço Social.

É valido ressaltar que os serviços prestados pelos profissionais da Assistência Social são de grande relevância para a garantia de uma vida mais digna a favor dos cidadãos da terceira idade. E, que por meio de informações e prevenções, se é possível evitar injustiças contra os idosos, alertando as famílias sobre os procedimentos corretos para o respeito dos direitos dos idosos através dos serviços prestados por Instituições credenciadas para este fim.

Portanto este trabalho procura analisar criticamente a realidade social deste grupo de indivíduos. A exposição dos resultados obtidos possibilitará intervir de forma positiva nas inúmeras situações conflituosas que impedem a promoção de melhores e saudáveis qualidades de vida aos idosos assistidos pelo CRAS de Formosa da Serra Negra-MA.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através de observação de dados sobre as características sociais e culturais acerca da realidade vivida por nossos cidadãos da terceira idade, faz-se necessário ressaltar a importância da família nesse processo de estudos das condições de vida dos idosos. Porém, também é preciso entender essas realidades situadas no contexto histórico e político pela compreensão de dados estatísticos que evidenciam esses resultados no âmbito nacional e, até internacional.

As recentes pesquisas mostram que a sociedade mundial está envelhecendo. Até o Brasil há bem pouco tempo conhecido como país da juventude não foge a esse novo patamar. O fato de a população estar conquistando uma longevidade maior com certeza tem ligação com os fatores que conduzem essas pessoas a terem uma vida mais saudável.

Hoje em dia, o envelhecimento saudável é possível graças às melhores condições de vida e aos recursos de prevenção e tratamento de eventuais problemas relacionados à saúde. Talvez o maior desafio do indivíduo na terceira idade seja conhecer e sobre tudo saber cobrar os seus direitos conquistados com anos de lutas e desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com