TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

Casos: A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  5.339 Palavras (22 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 22

A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

Maria Inez Padula Anderson, Mônica de Assis, Liliane Carvalho Pacheco, Efigenia Aparecida da Silva, Isis Simões Menezes, Therezinha Duarte, Flávio Storino e Luciana Motta*

RESUMO

Este texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade, realizada com idosos que participam do Projeto de Promoção da Saúde1, desenvolvido pela equipe interdisciplinar do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), da Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI/UERJ.

O objetivo é apresentar um perfil de saúde desses idosos e as interfaces com o trabalho educativo a eles destinados. A partir desta primeira etapa, serão delineadas linhas de pesquisa setoriais e/ou interdisciplinares que aprofundem questões relevantes no campo da saúde e envelhecimento, ao mesmo tempo em que contribuam para o aprimoramento das ações educativas.

Palavras-chave: Epidemiologia do envelhecimento, avaliação multidimensional, condições de vida do idoso, serviços de saúde para idosos.

1.O PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

A saúde e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etários, sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. Assim, avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintos campos do saber, numa atuação interdisciplinar e multidimensional.

Baseada nessa premissa, a equipe do NAI vem desenvolvendo o Projeto de Promoção da Saúde, que nasceu do interesse em conhecer melhor as inter-relações entre saúde, qualidade de vida e envelhecimento, assim como desenvolver ações especificamente voltadas à prevenção e promoção da saúde, como estratégia fundamental de ampliação do envelhecimento bem-sucedido.

O projeto constitui-se de trabalho educativo com idosos, através dos grupos Encontros com a Saúde, e da pesquisa intitulada Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade.

Os grupos Encontros com a Saúde são espaços de informação e reflexão sobre aspectos relacionados à prevenção e promoção da saúde na terceira idade. A programação consiste de doze encontros, de periodicidade semanal e duração de duas horas, que abordam temas básicos, tais como aspectos sociais do envelhecimento, alimentação, atividade física, estresse, sexualidade, arte de envelhecer e patologias comuns, como hipertensão arterial, diabetes, alterações ósteo-articulares e depressão.

A pesquisa Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade é realizada através de questionário de avaliação multidimensional, aplicado individualmente aos participantes dos grupos Encontros com a Saúde. Este instrumento aborda aspectos relacionados com diversas temáticas incluídas na programação educativa dos grupos, objetivando uma visão ampla da pessoa e de seu meio. Na entrevista de coleta dos dados, os idosos são também submetidos a um exame físico sumário e orientados quanto à realização de exames laboratoriais.

Além da produção de conhecimento, a avaliação objetiva incrementar e retroalimentar as ações educativas voltadas à promoção da saúde. Inicialmente, ela permite identificar os idosos com maior risco de adoecimento e/ou agravamento das suas condições de saúde e orientá-los, individualmente, quanto às suas necessidades assistenciais. Por outro lado, através da produção e socialização periódica dos dados, é possível exemplificar e redirecionar os temas abordados, de modo a refletir sobre as questões mais relevantes da população envolvida.

O Projeto de Promoção da Saúde constitui-se, tanto nas atividades educativas como de pesquisa, num espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade, otimizado através da inserção de alunos da graduação e pós-graduação de diversas áreas profissionais (medicina, enfermagem, serviço social, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional).

A realização deste projeto no ambulatório da UnATI torna-se oportuna por ser este um espaço eminentemente de promoção da saúde e produção de conhecimento.

2. AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL: ASPECTOS METODOLÓGICOS

Para realizar a avaliação multidimensional, a equipe optou pela elaboração de um questionário, tendo como referência o BOAS (Brazilian Old Age Schedule), que por sua vez foi desenvolvido a partir de outros instrumentos e adaptado para a investigação da velhice no Brasil (Veras, 1994). No entanto, foi necessário adaptá-lo às delimitações da pesquisa, bem como incluir outros aspectos relevantes identificados na prática assistencial.

O questionário contém 94 perguntas e abrange os seguintes aspectos: perfil socioeconômico, alimentação, atividade física, sexualidade, avaliação das atividades de vida diária, morbidade referida, queda, tabagismo e etilismo, autopercepção do estado de saúde, satisfação em viver, uso de medicamentos, utilização de serviços de saúde e resultados dos exames.

Os dados estão sendo consolidados no programa estatístico informatizado - EPIINFO. A perspectiva é consolidar uma pesquisa de caráter permanente, que permita estudar a prevalência de fatores de risco ou de proteção relacionados com a qualidade de vida, adoecimento e manutenção da saúde do idoso e relativos às dimensões físicas, psicológicas e socioculturais.

A pesquisa permitirá também, a médio e longo prazos, realizar estudo longitudinal de população, de modo a verificar o comportamento dos fatores de risco enfocados e sua relação com diferentes desfechos como, por exemplo, a mortalidade.

3. RESULTADOS

No período de março de 1996 a julho de 1997 foram entrevistados 93 idosos, sendo a maioria (89,2%) mulheres, de cor branca (75,3%), brasileiras (90,3%), naturais do Rio de Janeiro (59,1%). Cerca de 40% dos idosos são oriundos de outros estados, especialmente das regiões Nordeste e Sudeste.

A faixa etária predominante é a considerada idosos jovens - 60 a 69 anos (52,7%) - seguida de 70 a 79 anos (38,7%). Aproximadamente 9,0% dos entrevistados possuem 80 anos ou mais.

Alguns dos principais dados obtidos nesta primeira fase da pesquisa serão a seguir apresentados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com