TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Monografias: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  5.135 Palavras (21 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 21

Ellen D. M. Campos

Gestão de Recursos Humanos na Aviação:

Qualidade de Vida no Trabalho.

Trabalho complementar para

obtenção de nota da primeira

avaliação do curso de Aviação Civil

apresentado à Universidade Anhembi Morumbi.

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

1. Introdução.

2. Conceitos e abordagens sobre qualidade de vida no trabalho.

2.1 Saúde.

2.2 Ecologia.

2.3 Ergonomia.

2.4 Psicologia.

2.5 Sociologia.

2.6 Economia.

2.7 Administração.

3. Evolução histórica.

3.1 Remuneração justa e adequada.

3.2 Segurança e salubridade do trabalho.

3.3 Oportunidade de utilizar e desenvolver habilidades.

3.4 Oportunidade de progresso e segurança no emprego.

3.5 Integração social na organização.

3.6 Leis e normas sociais.

3.7 Trabalho e vida privada.

3.8 Significado social da atividade do empregado.

3.9 Seus elementos distintivos.

3.9.1 Visão democrática, Democracia indústria.

3.9.2 Visão gerencial, Aumento da produtividade.

3.9.3 Visão sindical Visão humanista.

3.9.4 Visão humanista.

4. Qualidade de vida no trabalho como gerenciamento do estresse.

5. Produtividade e qualidade de vida no trabalho.

6. Qualidade de vida no trabalho como expansão do conceito de qualidade total.

7. Aspectos práticos da qualidade de vida no trabalho nas empresas.

8. Conclusão.

BIBLIOGRAFIA

Qualidade de vida no trabalho

1. Introdução

O ambiente empresarial tem buscado a competitividade em virtude das profundas mudanças ocorridas na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia, na organização produtiva e nas relações de trabalho. No Brasil, essas transformações assumiram expressão maior em consequência da abertura abrupta da economia, da implementação dos programas de estabilização monetária e das reformas constitucionais que visam à redução e à reorientação do papel do Estado na economia. Todas essas mudanças geram um ambiente sócio empresarial em ebulição, no qual os fatores conjunturais de sobrevivência muitas vezes se sobrepõem aos objetivos de mudanças de longo prazo na sociedade que conduzam, efetivamente, a melhorias de condições de vida e bem-estar dos cidadãos. Segundo Albuquerque, dentro desse contexto, no qual as organizações buscam produtividade e processos de mudança que tenham o objetivo de melhorar seu posicionamento competitivo no mercado, a qualidade de vida no trabalho (QVT) vem ganhando espaço como valor intrínseco das práticas de competitividade concomitantemente ao bem-estar organizacional.

Na discussão deste capítulo, pretende-se apresentar: a evolução histórica do conceito de qualidade de vida no trabalho; a importância da administração de programas de qualidade de vida no trabalho, como parte de uma estratégia de gestão de pessoas, na dimensão individual do estresse, organizacional e na gestão da qualidade; os elementos organizacionais que devem ser observados nos programas das empresas.

2. Conceitos e abordagens sobre qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Existem muitas interpretações de qualidade de vida no trabalho, desde o foco clínico da ausência de doenças no âmbito pessoal até as exigências de recursos, objetos e procedimentos de natureza gerencial e estratégica no nível das organizações. Novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da empresa, construindo novos valores relativos às demandas de qualidade de vida no trabalho, estão sendo estruturados por diversos segmentos da sociedade e do conhecimento científico, entre os quais destacam-se:

2.1 Saúde: visa preservar a integridade física, psicológica e social do ser humano em vez de apenas atuar sobre o controle de doenças e propiciar maior expectativa de vida e reintegração profissional da pessoa que adoece.

2.2 Ecologia: ciência em que o homem é parte integrante e responsável pela preservação do ecossistema e dos insumos da natureza, bem como ator do desenvolvimento sustentável.

2.3 Ergonomia: estuda as condições de trabalho ligadas à pessoa. Fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho.

2.4 Psicologia: demonstra a influência das atitudes internas e as perspectivas de vida da pessoa e a importância do significado intrínseco das necessidades individuais para seu envolvimento com o trabalho em conjunto com a filosofia.

2.5 Sociologia: atua sobre a dimensão simbólica do que é compartilhado e construído socialmente, demonstrando as implicações de quem influencia e é influenciado nos diversos contextos culturais e antropológicos da empresa.

2.6 Economia: enfatiza a consciência de que os bens são finitos e de que a distribuição de bens, recursos e serviços deve envolver de forma eqüitativa a responsabilidade e os direitos da sociedade.

2.7 Administração: procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com