TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Casos: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  3.386 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

. FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

EMPREENDEDORISMO: Sua relevância para o desenvolvimento da economia.

RIBEIRÃO PRETO

DEYVISON LUCAS PEREIRA OLIVEIRA

PAULO CESAR DOS SANTOS

VALDO DOMICIANO DA SILVA

RIBEIRÃO PRETO

2013

INTRODUÇÃO

Existe unanimidade entre os autores em considerar empreendedorismo como um termo aliado a inovação , a força de vontade e a busca de resultados.Para tanto, é importante destacar alguns estudiosos,que expressam de forma clara as diferentes implicações desse termo , as quais são consideradas oportunas para o contexto em estudo

Segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza

Para Angelo (2003) "empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco".

Barreto (1998) ainda adverte que "empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada", assim Barreto enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos;

Schumpeter (citado por FILION,1999) expõe que "empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações."

Timmons (citado por DOLABELA, 2006), "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20", ao comparar com a revolução industrial, a grande responsável por radicais mudanças no século 20, demonstra o grau de importância para a sociedade do tema empreendedorismo.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE (2009) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades.

Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.

Machado (2003,p.3) aborda com muita propriedade a abrangência do termo quando diz:empreendedor também é o empregado que propõe e pratica inovações em uma determinada empresa, ocasionando o surgimento de valores adicionais (intra-empreendedorismo); é o trabalhador autônomo como gestor do auto- O emprego; é aquela pessoa que compra uma empresa e realiza inovações, assumindo riscos, seja no aspecto administrativo, com também na área de vendas, fabricação, distribuição ou na ação de publicidade e propaganda de seus bens e/ou serviços, agregando novos valores

As considerações, acima expostas, bem como a unanimidade entre os autores, no tocante as conceituações de empreendedorismo, pode-se afirmar que empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método. Entretanto é importante considerar que no mundo dos negócios empreendedorismo é mais abrangente e está relacionado com diversas temáticas além da criação de empresas.

Nesse sentido Drucke( 1987) apresenta o espírito empreendedor como uma prática e uma disciplina, e como tal pode ser aprendido e sistematizado. Não trata de aspectos psicológicos da personalidade empreendedora, mas das atitudes e comportamentos que o empreendedor deve ter. O aspecto da inovação também é ressaltado pelo autor, que declara:o ‘empreendedor vê a mudança como norma e como sendo sadia. Geralmente, ele não provoca a mudança por si mesmo. Mas, se isto define o empreendedor e o empreendimento, o empreendedor sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade’. (DRUCKER, 1987, p. 36)

Considerando a relevância do espírito empreendedor, o presente estudo buscar demonstra, que atitudes empreendedoras estimulam a economia ressaltando ainda a correlação do administrador nesse contexto.Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico, onde buscou-se reunir conhecimentos pertinentes ao comportamento do empreendedor/administrador e sua relação com a economia.

1- Formação e caracteristicas do empreendedor

Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com