TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Monografias: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 22

INSTITUTO CARREIRA PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DA AMAZÔNIA-FAAM

PROJETO DE PESQUISA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Belém- PA

OUTUBRO /2011

ELISSANDRA LOPES RAMOS

PAULA PASSOS FERNANDES DE CARVALHO

RAQUEL OLIVEIRA NASCIMENTO

SUELEN MAURIANY DE ALMEIDA NUNES

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito para a conclusão do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão e Recursos Humanos, do INSTITUTO CARREIRA PÓS- GRADUAÇÃO FACULDADE DA AMAZONIA - FAAM.

BELEM-PA

OUTUBRO- 2011

I - Justificativa

Vivemos hoje um momento de transição que se reflete na busca pelo aumento da competitividade organizacional, um desafio que pode ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. Neste contexto, é importante as organizações pensarem em sedimentar suas habilidades e potenciais para aderir ao novo conceito de trabalho, bem como os desafios a ele inerentes.

Para tanto, é preciso falar em qualidade de vida no trabalho, ressaltando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional. Portanto, é perfeitamente pertinente e muito relevante o desenvolvimento do ser humano como ser multidisciplinar, reconhecendo suas mais variadas e amplas necessidades, que traz consigo sentimentos e aspirações, criando expectativas, como: valorização do colaborador, melhorias no ambiente de trabalho, crescimento profissional e outros. Então, é preciso que deixemos de lado aquela idéia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, negando seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus superiores que apenas lhe cobram a tarefa, que lhe negam o acesso às informações, que o tratam apenas como uma peça a mais no processo de produção.

Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de se obterem estes anseios.

A Saúde, hoje, é determinada pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano. Concluímos que o equilíbrio ideal está no equilíbrio global de todos os setores da vida de cada indivíduo.

O Projeto pretende mostrar que a qualidade de vida está sendo inserida no meio organizacional das empresas, local onde grande parcela do tempo das pessoas é dedicada. Portanto, a geração de qualidade de vida nas empresas é essencial para obter-se a motivação e o comprometimento de todos os atores envolvidos.

II – Situação Problema

O tema Qualidade de vida no trabalho não é um tema debatido somente nos dias de hoje, segue junto com a evolução dos processos econômicos. Historicamente as ações de qualidade de vida no trabalho são associadas às questões de saúde e segurança no trabalho (Vasconcelos, 2001). Porém, com o processo de acumulação flexível, a qualidade de vida no trabalho passa a sinalizar e agir na emergência de habilidades, atitudes e conhecimentos, para associar competências gerenciais, produtividade, integração social e maior comprometimento com o trabalho.

Neste processo inevitável, a qualidade de vida no trabalho está sendo inserida, paulatinamente, no meio organizacional das empresas, local onde grande parcela do tempo das pessoas é dedicada. O mercado, cada vez mais competitivo pelos avanços tecnológicos, define o profissional como sendo a verdadeira potência, e a motivação e o comprometimento são os combustíveis dessa potência. (IANNI,1996)

Partindo do pressuposto acima, o Projeto pretende responder ao questionamento:

 O arranjo físico e o ambiente organizacional influenciam diretamente a qualidade de vida no trabalho?

III – Questões Norteadoras

• A não valorização e a baixa auto-estima do colaborador têm ligação com a qualidade de vida do trabalhador?

• Que relação pode existir entre a qualidade de vida no trabalho e a produtividade do trabalhador?

• Como relacionar a qualidade de vida no trabalho com as relações interpessoais?

• Como caracterizar as necessidades da qualidade de vida dos trabalhadores?

IV – Objetivos

Geral: Viabilizar a Motivação no Âmbito das Organizações como qualidade de vida no trabalho.

Específicos:

• Proporcionar a melhoria no ambiente organizacional, envolvendo mudanças físicas ou tangíveis nas condições de trabalho.

• Identificar as necessidades da empresa e possibilitar ações focadas na auto-estima, valorização e motivação para o desenvolvimento do trabalho com qualidade.

• Oferecer programas que valorizem a qualidade de vida do trabalhador.

• Implementar um programa de Qualificação Profissional.

V – Suporte Teórico

O Projeto sobre qualidade de vida do trabalhador pode ser considerado uma ramificação do estudo da qualidade de vida geral e vem recebendo atenção crescente de cientistas das áreas de saúde, ecologia, psicologia, economia, administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com