TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Trabalho Universitário: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Desde o nascimento do homem vem aperfeiçoando maneira de trabalho sendo assim a produção possa ser de forma mais rápida, não desgastando tanto o trabalhador.

Com a teoria da administração esta ocorrendo uma evolução na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), junto as antiga proposta e as novas estão se ajustando conforme o ambiente de trabalho das pessoas.

São Consideradas que as etapas da devolução da QVT fora importante, mas com pesquisas e estudos dos pesquisadores sobre a satisfação no trabalho no século XX, se destacou Helton Mayo, cujas pesquisas, conforme Ferreira;Reis e Pereira(1999), Hamptom)1991) e Rodrigues (1999), são altamente considerável para estudar o comportamento humano, da motivação no seu trabalho para conquista de metas organizacionais e da QVT, principalmente a partir das pesquisas e estudos efetuados na Western Eletric Company (Hawthorne, Chicago) no início dos anos 20, que culminaram com a escola de Relações Humanas.

Portanto, analisando neste trabalho a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) como ferramenta de gestão. A primeira parte busca averiguar a origem e evolução da QVT,ressaltando a contribuição de alguns pesquisadores, ao longo do século XX, para o estudo desse assunto. A segunda parte conceitua QVT e alcança dimensões, isto é, as áreas com as quais faz interface. A terceira parte destaca as dificuldades e obstáculos para uma permanência implantação dos programas de QVT nas organizações. A quarta parte discorre sobre as perspectivas e desafios para a consolidação da QVT, e a última parte frisa a necessidade de transformação do ambiente de trabalho em um local agradável, onde possamos sentir satisfação e alegria na execução das nossas atividades profissionais.

É importante frisar que o ser humano traz consigo sentimento, ambições, cria expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Então, é preciso que deixemos de lado aquela ideia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, que nega seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus gestores que apenas lhe cobram a tarefa e não o orientam para a real situação da empresa, que lhe negam o acesso às informações, que o tratam apenas como uma peça a mais no processo de produção. É necessário que saibamos que cada vez que ele entra na empresa está entrando um "ser" integrado e indivisível, com direito a todos os sonhos de autoestima e auto-realização.

1.1 TEMA

Qualidade de vida no trabalho: funcionário satisfeito empresa bem sucedida.

1.2 PROBLEMA

A qualidade de vida no trabalho pode refletir dentro e fora da organização?

Segundo Tani (2002) determinados aspectos da vida como a felicidade, amor e liberdade, mesmo expressando sentimentos e valores difíceis de serem compreendidos, não se tem dúvida quanto a sua expressão, acontecendo o mesmo com a qualidade de vida. Tani (2002) também frisa que o tema vem sendo usado de forma confusa e oportunista, como por exemplo,muitos políticos que prometem elevar a qualidade de vida da população lançando mão de estatísticas muitas vezes irreais para comprovar seus feitos.

Importante enfatizar que muitos estudos fazem uma abordagem breve do tema evitando definir exatamente o que pretendem medir ou ainda apresentam estas determinações de forma limitada (FARQUHAR, 1995). Além disso, a maior parte dos estudos investiga as condições de saúde ou de vida tirando conclusão sobre qualidade de vida a partir destas informações. Porém, muitas vezes estes achados podem não refletir de forma ampla o quão bem se vive a pessoa investigada (RENWICK e BROWN, 1996; MINAYO, HARTZ e BUSS, 2000).

Em se tratando de qualidade geral podem ser apontados alguns componentes que auxiliam na compreensão teórica do tema. Silva (1999) considera qualidade de vida em seis dimensões ou domínios:

• Físico: engloba não apenas o quadro clínico do indivíduo (presença/ausência, gravidade/intensidade de doença orgânica demonstrável), mas também, a adoção de uma alimentação saudável, e não ter hábitos desfavorável a sua saúde;

• Emocional: envolve desde uma adequada capacidade de gerenciamento das tensões e do estresse até uma forte auto estima, somadas a um nível elevado de entusiasmo em relação à vida;

• Social: significa alta qualidade dos relacionamentos, equilíbrio com o meio ambiente e harmonia familiar;

• Profissional: composta de uma clara satisfação com o trabalho, desenvolvimento profissional constante e reconhecimento do valor do trabalho realizado;

• Intelectual: significa utilizar a capacidade criativa sempre que possível, expandir os conhecimentos permanentemente e partilhar o potencial interno com os outros;

• Espiritual: traduzida em propósito de vida baseado em valores e ética, associado a pensamentos positivos e otimistas.

Silva (1999) afirma que, apesar do modelo teórico ser baseado em componentes, a vida não pode ser divida em compartimentos de forma que veda, sendo que todas as dimensões se interligam e influenciam-se reciprocamente, respondendo todas em conjunto pela qualidade de vida.

Além da idéia de multidimensionalidade do conceito de qualidade é importante, mesmo que difícil, se definir cada dimensão para a qualidade de vida das pessoas. A dimensão profissional da qualidade de vida ganha importância pelo fato do trabalho ocupar um espaço muito importante na vida das pessoas, ou seja, quase todo mundo trabalha, e uma grande parte da vida é passada dentro de organizações. Possui também um importante valor na sociedade e as pessoas começam a ingressar nele cada vez mais jovens. Contudo, o mundo do trabalho moderno parece tomar uma configuração sentida pelo homem como mentalmente e espiritualmente pouco saudável. Pode-se dizer tranquilamente que muitas pessoas adoecem em função do trabalho (ROEDER, 2003).

1.3 JUSTIFICATIVA

Objetivou-se estudar o tema referenciado devido à qualidade de vida no trabalho (QTV) ser determinante em qualquer organização empresarial para que haja uma boa relação funcionário-empresa-sucesso. Além disso, mesmo nos tempos atuais com novos conceitos de administração organizacional existem empresas que não visão o lado de seus funcionários, então, este trabalho vem para mostrar que mesmo nos tempos modernos ainda existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com