TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Resenha: Qualidade de vida no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Resenha  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade de vida no trabalho

Na atualidade a qualidade de vida no trabalho está sendo vista com outros olhos, apesar de que ainda há discordâncias, pois nem todas as empresas entendem e atentam para questão.

A cultura organizacional deve estar ligada a questão qualidade de vida +trabalho, pois ambas resultam no melhor desempenho do funcionário, alguns indicadores como: segurança no trabalho, programação de turnos, uso de computadores, bem estar e forma física dos empregados, ergonomia no local de trabalho, avaliação dos empregados, contratação de gerentes, construção de design de escritórios, reorganização de cargos, programas de treinamento, desenvolvimento de programas com horários flexíveis, benefícios dos empregados, resolução de conflitos, auxiliam neste processo.

Analisando os indicadores posso dizer com orgulho que empresa onde trabalho atualmente se preocupa com a qualidade de vida de seu trabalhador, pois utiliza a grande maioria dos indicadores citados acima. Vou discorrer sobre três deles que mais impactam positivamente em meu dia a dia, melhorando meu empenho e resultando em produtividade, não desconsiderando os outros é claro.

Segurança no trabalho: Cuidado ativo, cada um cuida de si, do seu próximo e deixa que ele cuide de você também, a segurança está sempre em primeiro lugar em qualquer atividade a ser exercida dentro da organização, existem equipes especificas que nos auxiliam e nos orientam. Indicadores mostram as áreas que precisam de mais atenção e cuidado, e é investido em treinamentos e equipamentos de proteção para os funcionários para que os mesmos se sintam seguros e possam trabalhar com segurança.

Para mim nenhuma empresa deveria deixar o quesito segurança de lado, pois considero a mesma fundamental. Deve-se estabelecer critérios e indicadores para auxiliar na identificação dos perigos, realizar a analise e em consequência controlar, minimizar e se possível eliminar os riscos.

Bem estar e forma física dos empregados: anualmente uma equipe avalia as condições físicas dos funcionários e é realizado um acompanhamento para com aqueles que necessitam, temos auxilio para academia que incentiva o funcionário a realizar exercícios físicos, também tem um programa especifico para funcionários que querem para de fumar. Foram criadas pracinhas para descanso nas horas de intervalo e colocados computadores nas mesmas com acesso a internet. A maior evolução no meu ponto de vista e particularmente amei a ideia e faço bom proveito dela, a um ano foi instalada uma biblioteca dentro da empresa.

Ergonomia: A empresa procura adequar o ambiente de trabalho para que fique ergonomicamente correto para o funcionário exercer sua função sem se desgastar ou adoecer física e mentalmente. São realizados projetos pelos próprios funcionários através de trabalhos de melhoria continua e implementado pela empresa com o objetivo de melhorar ergonomicamente o local de trabalho. Foi contratado uma empresa terceirizada que realiza periodicamente auditorias para verificação da iluminação, temperatura, ruído e outros, com intuito de acompanhar e sanar problemas que venham a surgir. É realizada diariamente ginástica laboral em todos os setores com o objetivo de compensar a falta de movimentação ou até mesmo alterar ritmos que sejam repetitivos.

O trabalho é de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com