TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Ética: Filme "Quase Deuses"

Artigo: Análise De Ética: Filme "Quase Deuses". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  7.274 Visualizações

Página 1 de 2

Segue abaixo uma análise do ponto de vista ético e histórico do ótimo filme "Quase Deuses" que narra a trajetória dos médicos que efetuaram a primeira cirurgia cardiaca da história. Vale a pena conferir o filme e compreender o contexto em que ele se passa com o texto apresentado.

1) Qual é o período da historia humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?

Quebra da bolsa de valores de Nova York , provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.

Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)

Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica).

2)Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme:

Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme , podendo ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, no ônibus os lugares eram divididos. A maioria aceitava essa condição pois eles mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Raras exceções de negros que se destacaram e tiveram coragem de engajar na lutas por igualdade de condições, seja social ou econômica.

Violação da Lei da Natureza: Cirurgia cardíaca, contra os desígnios de Deus, dono da vida segundo analise da igreja e do padre do filme junto à família.

A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.

3)O que a ciência medica considerava intocável na época? Como essa regra foi rompida e qual o princípio revolucionário que surgiu?

Na época do filme o coração humano era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), desafiando as leis medicas e as leis de Deus para mais tarde salvar milhões de vidas humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com