TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Relações Você Estabelece Entre As Respostas Do Professor, A Fala Dos Pais E O Texto Sobre A Inclusão Dos Saberes Do Trabalho No Currículo?

Dissertações: Que Relações Você Estabelece Entre As Respostas Do Professor, A Fala Dos Pais E O Texto Sobre A Inclusão Dos Saberes Do Trabalho No Currículo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 O QUE É ANDRAGOGIA

Segundo Bellan (2005,p.20) “a andragogia é a ciência que estuda como os adultos aprendem”. A autora relata que foi o educador alemão Alexander Kapp em 1833, quem primeiro usou esta nomenclatura.

A Andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à Pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Segundo eles, Knowles chegou a indicar que os dois conceitos formariam um continuo, indo da educação centrada no professor à educação centrada no aprendedor. (WALL e TELLES, 2004).

Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar) procura compreender o adulto. Os adultos devido às experiências que passam durante a vida e o conhecimento que vem da realidade, buscam desafios e soluções que façam diferença em suas vidas. Eles aprendem melhor quando o assunto faz relação com sua vida diária. O aluno adulto, diferencia-se dos demais, na consciência de que precisa do conhecimento, que este lhe faz falta.

De acordo com Gomes, Pezzi e Bárcia (2006), os princípios da Andragogia e as teorias que sinalizam uma pedagogia voltada para o aluno, estão trazendo maiores contribuições no trabalho com adultos.

Nesse sentido, Knowles (1977) citado Gomes, Pezzi e Bárcia (2006, p. 3) diz que "a teoria da aprendizagem de adultos apresenta um desafio para os conceitos estáticos da inteligência, para as limitações padronizadas da educação convencional...".

A andragogia sendo a questionadora do modelo educacional aplicado nos adultos procura conhecer as particularidades da aprendizagem no adulto e adequar ou promover métodos didáticos para serem usados especificamente nessa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com