TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que alimentos podem ajudar a melhorar/piorar esta síndrome?

Seminário: Que alimentos podem ajudar a melhorar/piorar esta síndrome?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Que alimentos podem ajudar a melhorar/piorar esta síndrome?

O mais importante na SII é procurar perceber quais alimentos sensibilizam o intestino. Dentre os principais vilões, temos o leite e derivados, grãos ricos em glúten (trigo, cevada, centeio), excesso de cafeína (café, chá preto, chimarrão, refrigerantes), chocolate, frutas cítricas, alimentos gordurosos, frituras, bebidas alcoólicas – eles devem ser eliminados temporariamente do cardápio, e depois podem ser introduzidos um a um, em intervalos semanais, para assim perceber o que causa o problema.

Os alimentos prebióticos são aqueles ricos em fibras alimentares que nosso corpo não digere. Estas fibras solúveis chegam ao cólon, sofrem um processo de fermentação e vão servir de alimento para as bactérias amigas que vivem no nosso intestino (a flora intestinal), estimulando o seu crescimento e desenvolvimento. Essas bactérias amigas reduzem a atividade de outras bactérias, as nocivas, que formam as toxinas. Também agem contra fungos e parasitas. Quanto maior a quantidade de bactérias benéficas, menor será o número e a atividade das bactérias nocivas.

Os prebióticos são basicamente um tipo de carboidrato, o frutooligossacarídeo (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da quebra da inulina. Estes prebióticos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, aveia, mel, chicória, alho-porro, arroz integral, aspargos e alcachofra. Outros prebióticos são a linhaça e a semente de chia, ricas em fibra solúvel.

Existem muitos tipos de bactérias do bem no nosso intestino, porém as bactérias probióticas mais conhecidas são as Bifidobacterium e Lactobacillus, que produzem compostos como as citoquinas e o ácido butírico, com ação antimicrobiana e antibacteriana, ou seja, agem na redução de bactérias e micro-organismos indesejáveis, protegendo o nosso corpo e melhorando a nossa imunidade, o que é muito importante para o portador de SII.

Hidratação é essencial.

Além de tomar bastante água, os chás de ervas com ação calmante da função intestinal, como os de camomila, melissa, valeriana, alecrim, espinheira-santa, podem ser usados, puros ou combinando duas ou mais ervas.

Glúten, preste atenção nele

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e malte. A aveia não contem glúten, mas ela fica contaminada durante o processamento. Esta proteína é que deixa o pão fofinho, ela dá liga e é utilizada no preparo de diversos produtos como iogurtes, chocolates e achocolatados, kani kama, amaciante de carne, temperos, etc. Ela também está presente em algumas bebidas, como a cerveja, vodca e uísque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com