TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Mexeu No Meu Queijo?

Trabalho Escolar: Quem Mexeu No Meu Queijo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

No livro “Quem mexeu no meu queijo?”, o autor utiliza de quatro personagens: Os ratos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw para retratar as diversas características do ser humano. Seu lado simples e complexo. Em alguns momentos o homem pode agir como Sniff, aquele que percebe rápido as mudanças, como Scurry, que sai em atividade, é mais pró-ativo, em Hem, um dos duendes, que não aceita as mudanças, resistindo a elas, acreditando que algo pior pode acontecer, e Haw, o outro duende, que se adapta em tempo a nova realidade e acredita que as mudanças podem levar a algo melhor. 

Os quatro personagens acima descritos vivem um desafio em busca de seus queijos. O queijo, representado no livro como sendo aquilo que se gostaria de ter, é o objetivo principal da busca dos personagens: emprego, dinheiro, saúde e até um bom relacionamento amoroso. O labirinto representa o lugar onde essa busca acontece. Seja na empresa onde se trabalha, na família ou então na comunidade onde vive. Cheio de corredores e divisões, o labirinto tem em alguns lugares, queijos deliciosos. Porém em outros, corredores escuros e até becos sem saída. Os personagens viviam correndo atrás de queijo para se alimentarem e ficarem felizes. Aqueles que encontravam o caminho eram premiados com uma vida mais tranquila.

2. UM DEBATE ENTRE AMIGOS

A história do livro "Quem mexeu no meu queijo?" começa com um almoço com colegas de escola, que ao reverem uns aos outros num encontro de ex-alunos no colégio onde estudavam, resolvem se encontrar para saberem mais da vida de cada um.

Durante a conversa, começam a falar dos rumos que tomaram e das dificuldades que tiveram, dos medos que sentiram ao encararem algumas situações de mudança e perceberam que todos eles, embora com situações de vida totalmente diferentes, tinham algo em comum : a dificuldade de lidar com mudanças que a vida, sem aviso nenhum, nos coloca no caminho pessoal ou profissional.

No desenrolar da conversa, um dos integrantes do grupo resolve contar uma história que mudou sua vida.

3. A HISTÓRIA

A parábola, então, inicia-se com quatro personagens, dois ratos e dois duendes, que corriam através de um labirinto à procura de queijo, a fim de alimentarem-se. Os ratos, Sniff e Scurry, saiam procurando de um corredor para outro. Se não encontravam num, logo iam para outro. Lembravam-se dos locais que já haviam passado e que não tinham conseguido nenhum queijo e logo iam para outro lugar. Sniff, usando seu faro aguçado, farejava a direção e Scurry saía na frente. Apesar de se perderem e até acabarem batendo nas paredes, logo achavam o caminho. Após algumas buscas, finalmente todos eles encontram, em um local dos corredores do labirinto, denominado de “Posto C”, o queijo que cada um procurava. Os homenzinhos já não se preocupavam mais, já tinham o que buscavam, todos os dias eles acordavam e se dirigiam para o Posto C para se alimentarem. Enquanto isso, Sniff e Scurry mantinham a mesma rotina, acordavam cedo todos os dias e seguiam o mesmo caminho do labirinto.  

Porém Hem e Haw passaram a estabelecer uma outra rotina. Como já sabiam onde estava o queijo e qual seria o caminho que deveriam seguir, passaram a acordar um pouco mais tarde. Se arrumavam sem muita pressa e seguiam para o Posto C. Eles se sentiam felizes com a nova situação, se achavam os donos do queijo, embora nem soubessem quem o havia colocado ali. Como havia muito queijo, chegaram inclusive a se mudar para próximo do Posto C. Já Sniff e Scurry seguiam em suas rotinas normalmente, acordando cedo todos os dias. Chegavam ao Posto C, e antes de se alimentarem, cheiravam o queijo e faziam uma vistoria no posto para ver se tinha ocorrido alguma mudança em relação ao dia anterior. 

3.1 Não Há Queijo!

 Certo dia, ao chegarem no Posto C, os ratos descobrem que o queijo havia sumido. Eles não se surpreendem, pois já algum tempo percebiam que o estoque estava acabando e já estavam preparados para o que pudesse vir a acontecer. Por instinto e sem complicar muito, eles percebem que a situação no Posto C havia mudado, logo eles também teriam que mudar. Sniff fareja para outras direções do labirinto e sinaliza para Scurry que logo em seguida sai correndo pelo labirinto. Sniff o segue e ambos partem em busca de um novo queijo. Hem e Haw, que geralmente chegavam mais tarde no Posto, levam um susto ao perceberem que o queijo que os alimentava todos os dias não estava mais no lugar onde durante um bom tempo tinha estado. Ao contrário de Sniff e Scurry, Hem e Haw não tinham percebido as pequenas mudanças que estavam ocorrendo no dia-a-dia. Eles acreditavam que ao chegarem no Posto C o queijo estaria esperando por eles. Inconformado, Hem passa a gritar: Não há queijo? QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? Haw também não estava preparado para o que estava acontecendo. Ele também achava que o queijo estaria no Posto C. Para ambos, o queijo era muito importante. Eles ficaram durante um bom tempo, pensando no queijo que havia sumido, esperando que alguém o colocasse de volta no mesmo lugar. 

Enquanto Hem e Haw ficavam indecisos, esperando para decidir o que fazer, já que suas realidades tinham mudado, Sniff e Scurry seguiam rapidamente adiante em busca de um novo queijo. E lá ficaram os homenzinhos, pensativos e sofrendo com a perda do queijo. Haw, inclusive havia feito planos para o futuro, confiando no queijo do Posto C. Cansados e com fome, voltam para casa. No dia seguinte voltam ao Posto com esperança de encontrarem o queijo, como que de repente alguém o tivesse colocado de volta. Mas nada havia mudado, o queijo realmente havia desaparecido. Haw cai em si e questiona a falta de Sniff e Scurry: Onde eles poderiam estar? O que os dois ratos poderiam saber, que dois homenzinhos não sabiam? E ficaram, discutindo e comparando suas capacidades em relação às capacidades de Sniff e Scurry. Estes, que já estavam longe a procura de outro queijo. Durante algum tempo Sniff e Scurry procuraram em vários corredores, inclusive em lugares onde nunca haviam entrado antes.

3.2 Encontrando Queijo

Sniff e Scurry chegam ao Posto N de Queijo e se deparam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com