TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem pode ter acesso aos planos e programas do CEIL?

Tese: Quem pode ter acesso aos planos e programas do CEIL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

Quem pode ter acesso aos planos e programas do TETO?

Todas as famílias que vivem em comunidades que queiram trabalhar com o TETO podem ter acesso, propor e participar dos programas do modelo de intervenção que a organização oferece.

Como é a participação real das famílias em toda a implementação de seu modelo?

As famílias das comunidades participam desde o primeiro momento de nossa intervenção, já que são elas mesmas que se organizam para que o TETO comece a intervenção junto a elas.

Como é feita a seleção das famílias com as que vamos trabalhar?

O TETO trabalha com as famílias vivem em maiores condições de vulnerabilidade social. Trabalhamos sempre com a questão de urgência, e apesar de sabermos que todos ali em um assentamento precário tem necessidades, acreditamos que primeiro devemos priorizar aquelas que estão vivendo em condições com um grau de precariedade maior.

Para isso é feito uma enquete de caracterização socioecômica, que levanta informações sobre a família e a comunidade gerando assim dados suficientes para analisar quem está em uma situação pior e logo assim sendo priorizada por nosso trabalho.

O que é Habilitação Social?

Habilitação Social é o estágio de trabalho em que voluntários do TETO se reúnem com moradores constantemente visando, juntos, identificar as principais necessidades da comunidade e soluções concretas para elas. A metodologia é baseada no desenvolvimento de capacidades dos moradores e envolvidos no projeto. A ideia é trabalhar permanentemente, em conjunto com os moradores, com base em quatro eixos: participação e organização, identidade, autogestão e redes de apoio.

Como funciona o trabalho de Habilitação Social?

A equipe da comunidade, composta por dois coordenadores e voluntários, se reúne semanalmente com a comunidade em espaços de diálogos chamados Mesa de Trabalho. Nessas instâncias o grupo elabora diagnósticos comunitarios e desenvolve diferentes projetos de acordo com as demandas identificadas nesse diagnóstico.

Além desses projetos, o TETO também desenvolve alguns programas que estão disponíveis para as comunidades. Alguns exemplos são os programas de: Formação de Lideranças Comunitárias, Educação, Capacitações Profissionais.

Qual é o objetivo de Habilitação Social?

O objetivo de Habilitação Social é apoiar comunidades que vivem em extrema pobreza a se desenvolver e serem autogestionarios para assim, conseguirem reivindicar seus direitos e melhorar sua qualidade de vida.

De onde vem o nome Habilitação Social?

Esse nome foi utilizado pela primeira vez no Chile, país originário do TETO e de sua metodologia de trabalho. O nome está ligado à ideia de desenvolvimento de habilidades das pessoas, central para o trabalho do TETO nas comunidades.

O que é uma Mesa de Trabalho?

A Mesa de Trabalho é a instância semanal onde os voluntários do TETO se encontram com os moradores e outros atores que atuam na comunidade. Nesta instância que os projetos serão planejados e as articulações entre diferentes grupos será feita.

Como eu faço para participar como voluntário?

Qualquer pessoa pode ser voluntário de Habilitação Social. Se você tiver interesse em participar, envie um email para hs.brasil@teto.org.br e manifeste seu interesse.

Qual é a carga horária de voluntários em Habilitação Social?

A carga dos voluntários de Habilitação Social varia de 4 à 8 horas semanais além de uma visita semanal à comunidade, dependendo da área de atuação.O trabalho de Habilitação Social exige uma presença permanente nas comunidades, dessa maneira pedimos que os voluntários se comprometam a participar durante um período suficiente para fazer a diferença, entre 4 e 6 meses.

Eu preciso ter alguma experiência para participar como voluntário?

Não. Para ser voluntário de Habilitação Social é necessário apenas tempo para ir à comunidade e comprometimento.

Qual o critério de seleção das comunidade?

Hoje em dia, as comunidades em que Habilitação Social atua, são aquelas onde o TETO já atuou com a construção de casas de emergência. Nos preocupamos em começar o trabalho em comunidades onde já existem voluntários engajados ou que tenhamos voluntários que vivem próximos à ela para que o trabalho seja sustentável. Nós também levamos em consideração a localização das comunidades, o tipo de mobilização já existente, a relação que o TETO tem com a comunidade, entre outros critérios. No futuro não descartamos a possibilidade de trabalhar em comunidades onde não houve construção do TETO.

Quais projetos são desenvolvidos na comunidade?

Habilitação Social trabalha de duas maneiras: os projetos comunitários e a intervenção programática. Os projetos que são desenvolvidos na comunidade dependem das demandas que são diagnósticadas ao longo do trabalho. Alguns exemplos de projetos que já foram realizados na América Latina e no Brasil são: Pavimentação de vielas, Cinema na comunidade, construção de fossas ecológicas, construção de quadras poliesportivas, passeio de crianças ao museo, entre outros. As intervenções programáticas são programas elaborados pelo TETO e que estão à disposição da comunidade. No Brasil estamos desenvolvendo o trabalho com os programas de Formação de Lideranças Comunitárias e de Educação.

Habilitaçõ Social trabalha apenas em comunidades onde o TETO já construiu?

Hoje em dia, sim. O trabalho de Habilitação Social tenta dar prioridade às comunidades em que o TETO já construiu pois acreditamos que todo o trabalho faz parte do mesmo processo. Além disso, nas comunidades onde já houve construção, existe um vínculo importante para o trabalho. Porém, existe sim a possibilidade de, no futuro, trabalhar em comunidades onde não houve construção do TETO.

Existe o envolvimento do governo no trabalho de Habilitação Social?

Em habilitação Social acreditamos fortemente na articulação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com