TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Trabalho Universitário: Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  8.662 Palavras (35 Páginas)  •  2.003 Visualizações

Página 1 de 35

PSICOLOGIA – QUESTÕES

Caracterização e Evolução da Psicologia

Construa uma linha do tempo, registrando: os principais marcos históricos, o período e pensamento filosófico preponderante (indicando o filósofo correspondente) e os principais marcos da história da Psicologia, considerando as correntes teóricas da Psicologia Científica (e o teórico correspondente), bem como as principais abordagens psicológicas do século XX.

1) O que é senso comum? Exemplifique.

RESPOSTA: Senso comum é o conjunto de conhecimentos adquiridos por meio das experiências vivenciadas no cotidiano, sendo de extrema importância para a sobrevivência, para a construção da realidade e da visão de mundo. Um exemplo de conhecimento do senso comum é o uso de chá de boldo para problemas de fígado, utilizado pelas pessoas mesmo antes de qualquer comprovação científica ou sem conhecer seu princípio ativo.

********************************************************************

2) Quais são as características definidoras do conhecimento científico?

RESPOSTA: O conhecimento científico diz respeito aos aspectos da realidade que são expressos por meio de uma linguagem rigorosa e precisa. Tais conhecimentos são obtidos por meio de métodos sistematizados, controlados e programados, garantindo sua validade. Tais características possibilitam que esses conhecimentos sejam verificados, transmitidos e desenvolvidos (ou aperfeiçoados).

********************************************************************3) (Provão Psicologia/2000) A História da Psicologia revela uma ampla diversidade de abordagens teóricas que se reflete nas diferentes definições do seu objeto de investigação no interior dos grandes sistemas. A esse respeito, é correto afirmar que:

a) No surgimento da Psicologia, seu objeto de estudo é a consciência, substituído, com o advento do behaviorismo, pelo comportamento, único objeto na atualidade.

b) Do final do século XIX aos dias de hoje, os processos mentais têm sido o único objeto de estudo da Psicologia, dividindo-se em consciência e inconsciente.

c) A abordagem mentalista, característica da Psicologia na ocasião de seu surgimento, cede lugar ao estudo do condicionamento nas vertentes teóricas do behaviorismo e do gestaltismo.

d) O objeto de estudo da Psicologia é atualmente o comportamento, e o estudo da mente caracteriza apenas a Psicologia do século XIX.

e) O behaviorismo opera uma crítica radical da Psicologia da consciência em favor do estudo do comportamento, mantendo-se a importância de investigação dos processos mentais na contemporaneidade.

********************************************************************4) (ENADE Psicologia/2006) O nascimento da Psicologia científica na Europa e no Brasil deu-se:

a) Na primeira metade do século XVII, quando da publicação do Novum Organum de Bacon.

b) Na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes.

c) Na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt.

d) Na segunda metade do século XIX, quando da criação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil.

e) Na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de psicologia experimental.

********************************************************************

5) (Prefeitura de São Paulo – Professor de Ensino Médio de Psicologia/2007) Wundt, fisiologista alemão, propôs, com base na distinção estabelecida entre as ciências humanas e naturais do século XIX, que a psicologia poderia ser dividida em dois ramos básicos:

a) Objetiva e mental.

b) Genética e cultural.

c) Introspectiva e moral.

d) Realista e representacional.

e) Experimental e social.

********************************************************************6) (Professor Docente/SEE – RJ/2007) As diversas teorias do desenvolvimento apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele chega a conhecer. Uma dessas teorias, amparada na corrente filosófica denominada empirismo, concebe o homem como um ser extremamente plástico que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

No interior da Psicologia, um dos grandes defensores desta concepção é:

a) Piaget.

b) Skinner.

c) Vygotsky.

d) Köhler.

e) Freud.

********************************************************************

7) (ENADE – Pedagogia/2008) A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as “coisas” e os fenômenos da natureza, como “objetos” fixos, imutáveis. O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram ideias do historicismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que:

a) A pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.

b) A objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de pesquisa.

c) A metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.

d) O conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.

e) O conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos.

********************************************************************

8) Quais são as principais características do Funcionalismo, do Associacionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com