TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Carboidratos

Exames: Questionario Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIOS REFERENTES À AULA PRÁTICA DE AÇÚCARES TOTAIS

1) De acordo com o roteiro, os açúcares redutores em glicose e açúcares não redutores em sacarose, serviram para avaliar o quê nos refrigerantes?

Na determinação de açúcares totais presentes na bebida, e se a mesma estava dentro dos padrões estabelecidos por lei.

2) Se em determinada amostra não houve a viragem, ou melhor, não houve a redução de Cu++ para Cu+, não formando precipitado vermelho tijolo de óxido cuproso (Cu2O), como se explica isto?

A propriedade de oxido-redução de cátions com cobre e prata afeta a cor nas soluções, o Cu++ tem cor característica de azul anil em solução alcalina, ao ser reduzido para Cu+ forma uma reação de precipitado tijolo, quando isto não ocorre é porque não teve reação.

3) Para determinação de glicídios não redutores em sacarose, houve acidificação com ácido clorídrico p.a , mais o aquecimento em BM por 15 minutos, resfriamento e neutralização do mesmo com carbonato de sódio anidro. Explique a necessidade deste procedimento no método.

4.) O método determina que as soluções de Fehling A e B misturadas numa mesma proporção deve ficar constantemente em ebulição durante a titulação com a amostra por quê?

Por se tratar de uma solução ácida, e seu ponto de viragem de azul para vermelho tijolo ocorre em temperaturas altas e em temperaturas baixas o Cu2O formado pode ser novamente oxidado pelo O2 do ar e muda a cor novamente para azul.

5.) Para determinação do conteúdo de carboidratos em alimentos existem vários métodos, porém na prática foi dado o método de Fehling. Relacione as vantagens e desvantagens deste método em relação aos demais métodos existentes nas referências.

O teste de Fehling consiste na identificação do grupo aldeído, através de sua oxidação a ácido. O teste não identifica grupos cetônicos (frutose), que não podem ser oxidados.

6.) Se tiver uma amostra para analisar os açúcares totais, porém nestes, estão presentes proteínas, lipídios, fosfolipídeos e ainda com clorofila. Como fariam para obter resultado significativo com tantos interferentes? Cite os principais clarificantes de maior uso.

Realizaria a clarificação do material, que separa os interferentes.

Cromatografia é o método mais eficiente na presença de interferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com