TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Sociologia

Casos: Questionario Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

1. Por que surgiu a Sociologia e como ela se configura?

A sociologia surgiu com a necessidade de investigar e compreender fenômenos sociais. Se configura como estudo cientifico do comportamento humano que e construído pela sociedade, sendo o estudo das interações humanas.

2. Em qual contexto político, econômico e cultural surgiu a Sociologia?

Surgiu no século XIX em meio das crises da revolução industrial e a nova classe social; o proletariado urbano.

3. Qual o objetivo principal da pesquisa sociológica? E quais são os passos para se realizar uma pesquisa sociológica?

Pesquisa sociológica tem como objetivo principal o estudo da sociedade, utilizando métodos científicos que darão suporte a pesquisa. Os passos da pesquisa social são:

Definir claramente problema a ser investigado, formular uma hipótese que possa ser testada, escolher o tipo de pesquisa que sera adotado, efetuar o levantamento de dados; analisar e discutir os resultados; obter uma conclusão.

4. Quais os conceitos de cultura, subcultura e contracultura e de que forma a cultura interfere nas relações interpessoais?

Cultura se denomina um conjunto de traços que mostra o modo de agir, pensar, vestir e quais os valores, costumes que devem ser preservados e também transmitidos.

Subcultura pode ser definido como as particularidades dentro de uma mesma cultura. Contracultura tem como denominação a oposição de uma cultura dominante.

A cultura interfere nas relações interpessoais dos indivíduos nos mais diversos aspectos como crenças, valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.

5. Quais posições podem ser ocupadas e como a socialização interfere na articulação do papel social?

A socialização começa em casa com a família e posteriormente realizada pela escola, grupos de status e referencia onde aprende-se a cultura e o modo de comportamento atendendo expectativas do papel social. O poder social e um processo que pode interferir no modo de agir das outras pessoas por meio de força, autoridade e da influencia.

6. As interações sociais estruturam a sociedade, sendo assim, quais são os principais elementos de qualquer estrutura social?

Os elementos são: os status, papeis sociais, os grupos sociais e as instituições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com