TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Sociologia

Trabalho Universitário: Questionario Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 2

1)O que é grupo social?

É um conjunto de pessoas que compartilham algumas características semelhantes como: normas, valores e expectativas que regulam e conscientemente interagem e apresentam algum sentimento de unidade.

2) Fale sobre agregação ou coletividade. De exemplos.

É qualquer conjunto físico de pessoas que estão ao mesmo tempo, no mesmo lugar, que interagem pouco ou nada e não se sentem pertencer a um grupo. Exemplos: passageiros num ônibus, muitas pessoas fazem caminhada e etc..

3) Quando surge grupos pessoais?

Surge quando varias pessoas expressam a idéia de meu/minha , nosso/nossa. Exemplo: minha família, minha religião, meu clube e outros. As relações entre os membros de um grupo social são muito intensas.

4) Como são os grupos externos?

São fortemente etnocêntricos. Toda nação moderna possui em maior ou menor grau uma concepção etnocêntrica de si mesmo, considera o seu melhor e superior aos outros, procurando ressaltar os aspectos que reforçam a superioridade ocultando os demais.

5) Descreva grupos de referencia.

São aqueles que o individuo aceita como modelo e guia de seu próprio comportamento e suas ações, são comumente utilizados como padrão para que os indivíduos avaliem a si mesmos, incluindo o seu próprio comportamento.

6) Explique estereótipo.

É uma imagem distorcida que um grupo tem de um outro grupo social, como a que o cinema nos passa sobre nações, pessoas, etc. Inicialmente interagimos com o estereótipo e não com a verdadeira pessoa. Pode ocorrer que quando interagimos com a pessoa real, esta não corresponda ao estereótipo do grupo, nas antecipadamente reagimos em função dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com