TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO SOCIOLOGIA

Casos: QUESTIONARIO SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  7.305 Visualizações

Página 1 de 2

1. Porque surgiu a sociologia no século XIX?

O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico. No momento da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista. Gerando mudanças profundas no campo social. Tendo isso como base, a sociologia surgiu seguramente no século XIX, sendo decorrência da necessidade dos homens de compreenderem os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo.

2. Como poderíamos definir sociologia, tendo como base o comportamento e os grupos sociais?

Considerando-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade, a sociologia pode ser definida como o estudo sistemático do comportamento social, dos grupos e das interações humanas, estudando as diversas formas de pensamento do ser humano em função do grupo social no qual está inserido e à época.

3. E a definição da sociologia tendo como base a sociedade poderia ser feita de que modo?

A sociologia permite compreender os fenômenos em sua totalidade, estabelecendo ligações de fatos cotidianos com a evolução da sociedade como um todo. Hoje, devido ao avanço tecnológico, através da utilização da internet e o aumento da insegurança, os grupos necessitam de um lugar seguro para estabelecerem contato, substituindo assim os espaços públicos tradicionais e neste contexto, podemos explicar que a sociedade está se voltando para as novas tecnologias, optando por encontros virtuais devido ao aumento da violência.

4. Qual conteúdo essencial de todas as definições do que é sociologia e o seu objeto de estudo?

O substrato comum a todas as definições de sociologia é a idéia de que a sociologia se ocupa das relações humanas, do comportamento do homem com seus semelhantes. Preocupa-se, particularmente, em explicar como as atitudes e os comportamentos das pessoas são influenciados pela sociedade mais geral e pelos diferentes grupos humanos em particular, e, em perspectiva mais ampla, qual é a dinâmica social que mantém as sociedades estáveis ou provoca a mudança social.

5. O que é imaginação sociológica?

É a habilidade que os sociólogos desenvolvem para ver a conexão entre a vida cotidiana dos indivíduos e os problemas sociais. É um tipo incomum de pensamento criativo, que consegue estabelecer relações entre o individuo e a sociedade mais ampla. É desenvolver a habilidade para ver sua própria sociedade (ou grupo social) como um estranho faria, procurando, assim, diminuir sua própria influencia (carregada de valores culturais obtidos ao longo de sua vida) na análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com