TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Sociologia

Artigo: Questionario Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  3.142 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 2: Da Iluminação ao nascimento das Ciências Sociais

1. Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo.

R: Os filósofos da Ilustração procuraram entender a sociedade como um organismo vivo, ou seja, composto de partes interdependentes. Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instancias da vida social- as relações politicas , jurídicas,e sociais.

2. Adam Smith foi o criador de uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Qual foi essa desmistificação?

R: Smith identificou no trabalho, ou seja, na produção a grande fonte de produção de valor. Não somente a agricultura, nem a industria, mas principalmente o trabalho -capaz de transformar matéria bruta e mercadoria- era responsável pela riqueza das nações.

3. Quais foram as primeiras e fundamentais questões que os sociólogos pioneiros do século XIX tiveram que enfrentar e por quê?

R: As primeiras questões que os sociólogos tentaram responder foram relativas a identificação e a definição dos fatos sociais e ao método mais apropriado de investigação.

4. Qual foi a influência da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R: A teoria de buscava explicar a transformação das sociedades, a revolução tecnológica e a industrialização e justificar as diferenças entre as culturas através da comparação com as lei de evolução das especies biológicas propostas por Darwin.

5. Como a ideia evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias durante o imperialismo?

R:

6. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele se relacionava?

A

7. “Uma vez que homem nenhum possua uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam , pois, as convenções como base de toda autoridade legitima entre os homens.”

ROUSSEAU,Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos.

São Paulo: Cultrix, 1980. P. 25.

Nesse trecho, Rousseau:

a- Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?

R:

b- Legitima a autoridade de uma pessoa sobre a outra?

R:

8. René Descarte afirmou em seu discurso sobre o método: “Porque os nossos sentidos nos enganam às vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar.” De que maneira essa frase representa sua postura diante do conhecimento?

R:

9. No capítulo procuramos explicar as diferenças entre dois métodos de conhecimento, o dedutivo e o indutivo, um baseado na lógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com