TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Tga

Artigo: Questionario Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  9.230 Palavras (37 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 37

QUESTIONÁRIO

Capítulo 9:

As tecnologias como Alavanca da Internacionalização dos Negócios

Autor: José Meireles de Sousa

1. O Brasil tem grandes vantagens comparativas, sobretudo em razão dos seus recursos naturais –alguns deles estratégicos, como é o caso do petróleo e da água - da sua mão de obra, abundante e altamente especializada em certos setores sendo considerado por muitos, como o país mais rico do mundo. No entanto, a participação das empresas brasileiras no comércio mundial ainda é muito limitada e a participação das exportações situa-se ao redor de 1% do total mundial.

 Quais os obstáculos que as empresas brasileiras devem enfrentar para aumentarem a sua participação no comércio internacional?

Resposta:

• Infraestrutura Portuária: Segundo informações do Portal G1- 17/04/13 -Relator cria novas regras para exploração dos portos brasileiros

O relator da medida provisória que cria novas regras para a exploração dos portos brasileiros, senador Eduardo Braga, alterou algumas das propostas do governo para o setor.

• A burocracia aduaneira, que exige excessivos documentos para que as empresas possam exportar suas mercadorias;

Em seguida apontaram os custos portuários, que ainda piora pelo excesso de mão de obra e pela má administração em que se encontra;

• A desoneração tributária das exportações e a devolução dos impostos cumulativos, quando prevista por lei, PIS (Programa de Integração Social), uma contribuição de natureza tributária à pessoas jurídicas, CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

• As mas condições de financiamento à exportação:

Brasil pode se tornar maior exportador mundial de milho em 2013 segundo dados do portal G1 10/03/13

Safra recorde é favorecida pela quebra da safra americana.

Todo esse esforço, porém, esbarra na dificuldade do transporte.

Risco de desatendimento não há. O que existe é que podemos chegar próximo ao limite de capacidade desses portos, e aí termos um nível de serviço um pouco abaixo do que esperávamos. Pode haver formação de filas e um custo um pouco maior, mas esta é uma situação totalmente inesperada. A gente não esperava essa safra para esse momento.

A nossa expectativa, pelo Plano Nacional de Logística Portuária, é que chegássemos a uma safra de 15 milhões, uma exportação de 15 milhões de toneladas, em 2020 apenas”, explica Luís Cláudio Montenegro, diretor da Secretaria dos Portos.

 Como poderão as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s) colaborar no desenvolvimento sustentável das empresas em mercados internacionais?

Resposta:

São tecnologias associadas à interatividade, e a possibilidade de todos criarem, todos veicularem e todos acessarem. Através da NTIC há a utilização das redes de dados e informação que abrem campo para o envio e recebimento de informações.

O modelo reativo é aquele proposto numa produção unilateral, o interativo permite que todos produzam e interajam. As novas tecnologias encurtam as distâncias geográficas e de alcance de informações entre governos, empresas e pessoas.

Permite uma distribuição instantânea e digital de mensagens pessoal, autoral, comercial e institucional em nível região, nacional e internacional. Permite também o trabalho através de redes. Nesse aspecto qualquer pessoa pode criar e se expressar, formar comunidades e distribuir de forma rápida e praticamente gratuita o seu produto.

NTICs são Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Elas agilizam o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes.

São exemplos de NTICs:

A telefonia móvel

A TV por assinatura

TV a cabo

TV por antena parabólica

O e-mail

A internet

A world wide web (www)

Os websites e home pages

A fotografia digital

O vídeo digital

O cinema digital

O som digital

A TV digital e o rádio digital

Wi-Fi

Bluetooth

A informação e a sua divulgação é atualmente mais eficaz e pode se facilmente utilizada em proveio do gerenciamento da empresa, tornando com isso o conhecimento fator crítico do desenvolvimento e da competitividade empresarial, o que confere ao peso dos recursos intangíveis um fator fundamental estabelecimento das vantagens competitivas empresariais sustentáveis, pois ao ser desenvolvido e criado novo conhecimento, poderão ser agilizadas novas respostas às mudanças mercadológicas contínuas e imprevisíveis, aumentando a competitividade das empresas.

2. A inclusão digital pode favorecer o desenvolvimento do comércio eletrônico e contribuir com essa estratégia para o crescimento das empresas brasileiras. Quais as dificuldades que os empresários deverão ultrapassar para poderem implementar e desenvolver a prática de comércio eletrônico nas suas empresas?

Resposta:

Eles deverão aprender a se adaptar as novas tecnologias e acompanhar as mudanças do mercado; (pg152) precisarão de profissionais capacitados de marketing direto, já que os mesmos estão bem mais pocisionados para utilizarem as NTIC’s como alavanca dos negócios; terão que possuir uma estrutura enxuta, tecnologias avançadas e acordos bem elaborados com fornecedores; deverão estudar segurança nas transmissões de dados e privacidade do consumidor, e planejar essas normas com antecedência para informar aos consumidores como seus dados serão protegidos e utilizados conseguindo, desse modo, ganhar confiança.(pg 158); deverão levar em consideração, que as Novas Tecnologias de Informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com