TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Contos De Fada UNIP

Artigos Científicos: Questionário Contos De Fada UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  11.848 Visualizações

Página 1 de 11

Pergunta 1

Correta

As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.

Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.

“O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)

Resposta Selecionada:

Correta.

Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.

Respostas:

Correta

a. Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.

b. As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.

c. As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.

d.O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.

e. A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.

Feedback da resposta:

As fadas e a bruxas, seres transmutáveis e, em alguns casos, de beleza perturbadora, representam a dualidade da mulher. A alternativa correta, portanto, é a letra A.

Pergunta 2

Correta

Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.

I. O núcleo problemático do conto é existencial, pois o herói e a heroína buscam a realização pessoal.

II. Os obstáculos ou as provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína do conto.

III. Para fugir da repressão, os autores dos contos usavam, notadamente, animais personificados como personagens de suas histórias.

Está correto o que se afirma apenas em

Resposta Selecionada:

Corretae.

I e II.Respostas:

a. I, II e III.

b. I e III.

c. I.

d. II.

Correta

e. I e II.

Feedback da resposta:

As afirmativas I e II estão corretas. O conto de fadas gira em torno da realização do herói ou da heroína, que precisam vencer obstáculos e provações para conseguir o almejado final feliz. A afirmativa III refere-se à fábula e não ao conto de fadas.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Considere as afirmações sobre o surgimento da literatura infantil brasileira.

I. A literatura infantil brasileira nasce apenas no final do século XIX, consolidando-se somente nos arredores da Proclamação da República.

II. A literatura infantil brasileira surge num processo de modernização do país à época da extinção do trabalho escravo, do crescimento e da diversificação da população urbana e da incorporação progressiva de levas de imigrantes à paisagem das cidades.

III. Os livros infantis surgem fortalecidos das várias campanhas de alfabetização deflagradas e lideradas, nessa época, por intelectuais, políticos e educadores.

IV. Monteiro Lobato foi o primeiro brasileiro a se preocupar com a literatura infantil no país, traduzindo as mais significativas páginas dos hoje considerados "clássicos" para a garotada. Sua obra pioneira – “Narizinho arrebitado” – foi escrita em 1917, dando início à literatura infantil nacional.

Está correto o que se afirma apenas em

Resposta Selecionada:

Correta

b. I, II e III.

Respostas:

a. I e IV.

Correta

b. I, II e III.

c. I e III.

d. I, III e IV

e. II, III e IV

Feedback da resposta:

As afirmativas I, II e III são corretas. A literatura infantil brasileira nasce no final do século XIX, num processo de modernização do país. Na virada do século XIX para o século XX, os livros infantis surgem fortalecidos das várias campanhas de alfabetização, atrelados, portanto, a uma função utilitário-pedagógica. A afirmativa IV é incorreta, pois Monteiro Lobato não foi o primeiro brasileiro a traduzir as histórias europeias e sua obra “Narizinho arrebitado” foi publicada em 1921.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Em uma interpretação mais profunda dos contos de fadas, podemos perceber:

I. Os contos de fadas ajudam as crianças a dar um sentido para a vida por tratarem de questões humanas universais, como a solidão e a necessidade de enfrentar a vida.

II. Os contos colaboram para o desenvolvimento da personalidade e dos recursos interiores para que as crianças aprendam a enfrentar as dificuldades do crescimento.

III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com