TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Aprendizagem Organizaciona

Monografias: Questões Aprendizagem Organizaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  3.790 Visualizações

Página 1 de 13

1) Por que a administração de operações é tão importante para a organização?

O que você entende por uma visão sistêmica da administração de operações?

Porque ela é função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir. Entre as principais responsabilidades da Gerência de operações está a proteção da produção: são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza:

• Proteção física - Envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias-primas quanto para produtos acabados.

• Proteção organizacional - É uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo, onde as outras funções organizacionais agem formando barreiras ou proteções entre as incertezas ambientais e a função produção. É feito pelo pessoal de apoio (escritórios, etc.). Seu uso excessivo tem sido criticado por modelos japoneses, que preveem maior interação de pessoal da fábrica com fornecedores/clientes externos. Eu entendo que para uma empresa ter um bom funcionamento devem ter esses dois tipos de relações, produção adequada, bons funcionários, linha de montagem organizada e operações importantes, para o bom andamento do processos.

2) Quais são as principais diferenças entre organização de manufatura e de serviços? Como essas diferenças se refletem na administração de operações?

Dê exemplos:

Manufatura

Geralmente o produto é concreto, a posse é transferida quando uma compra é efetuada. O produto pode ser revendido, demonstrado, estocado por vendedores e compradores, o consumo depende da produção, venda e consumo é feitos em locais diferentes. O produto pode ser transportado. É possível contato indireto entre empresa e cliente, geralmente

Serviço

É intangível e a posse não é transferida, e o serviço não pode ser revendido. Produção e consumo geralmente coincidem

Produção, consumo e, frequentemente, a venda, são feitos no mesmo local.

Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado bastante nas últimas décadas em três principais sentidos:

- tornou-se mais estratégica, à medida que fica cada vez mais claro o seu potencial de contribuição para o desempenho competitivo das organizações sem que se inserem;- ampliou seu escopo de atuação, de exclusivamente fabril, para um escopo que inclui a gestão dos tão importantes serviços - não só em relação às empresas tradicionalmente consideradas "prestadoras de serviços", como os hospitais e as companhias aéreas, mas também em relação às parcelas crescentes de serviços que as empresas manufatureiras têm oferecido aos seus clientes como forma de se diferenciarem da concorrência;

- mais recentemente, estendeu seu horizonte de preocupações, da gestão apenas de unidades operacionais (as fábricas individuais, as unidades individuais de prestação de serviços) para a gestão de redes de unidades operacionais interativas, as chamadas "redes de suprimentos".

Ex: saída de uma empresa de serviços, como consultoria, treinamento e manutenção, é intangível. Os fabricantes produzem bens físicos que os clientes podem ver e tocar.

3) Que estratégias uma empresa pode adotar para adequar a capacidade de produção à demanda por seus produtos? Que fatores devem ser considerados ao tomar decisão sobre a localização das instalações de uma empresa?

Para lidar com esta questão, é interessante promover atividades que busquem tornar clara esta comunicação das diretrizes da alta diretoria da organização, através do uso de ferramentas tecnológicas de comunicação (como uma intranet corporativa). Além também da tarefa principal dos gerentes de nível tático, que tem como responsabilidade principal transformar as diretrizes em planos de ação, num nível direto e individual, junto aos funcionários operacionais.

Outras vezes também, não bastando toda a informação que é repassada, considerando o aspecto individual, as pessoas possuem uma natural resistência à mudança. Esta resistência está profundamente ligada a aspectos de personalidade e caráter, e muitas vezes não pode ser mudada pela empresa, ou pelo gestor. É uma das barreiras mais comuns quando se tenta implantar uma cultura de planejamento estratégico numa empresa, pois como se perceberá ao longo desta lista de potenciais dificuldades, está ligado diretamente às pessoas.

E neste conceito da resistência a mudanças, a conduta indicada é procurar tornar bem claros os objetivos e metas da empresa, e a relação de cada funcionário ou membro da equipe com o resultado maior da empresa, assim, deixando claro para este que a não aceitação da nova condição indica que o participante da equipe não tem interesse em atingir o objetivo final da organização, portanto não tendo o porquê continuar trabalhando. Esta característica será melhor relatada no próximo módulo, quando falarmos da ferramenta de controle da estratégia, o Balanced Scorecard.

Limitação dos sistemas existentes.

A decisão de localização baseia-se em dois tipos de dados, sendo eles os dados qualitativos e quantitativos:

• Os dados qualitativos são dados sobre o local que podem ser medidos de forma subjetiva. (ex: qualidade de vida, clima)

• Os dados quantitativos são dados sobre o local que podem ser medidos e ter um valor numérico. (ex: preço, salários)

Os modelos de decisão mais utilizados na avaliação de alternativas de localização são:

Dados qualitativos:

• Modelo da ponderação qualitativa

Dados quantitativos:

• Modelo do centro de gravidade

• Modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com