TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Ludicidade

Dissertações: Questões De Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  3.081 Visualizações

Página 1 de 2

1- O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela noção de que, se a escola tem objetivos a atingir e o aluno busca a construção de seu conhecimento, qualquer atividade dirigida e orientada visa a um resultado e possui finalidades pedagógicas.

Considerando a afirmação anterior, identifique qual alternativa aponta o jogo utilizado em sala de aula como um meio para a realização dos objetivos educacionais:

R: O jogo educativo faz com que o aluno, ao praticá-lo, manifeste sua ação livre, iniciada e mantida pelo prazer de jogar.

2- Leia atentamente a afirmação a seguir:

Kishimoto (1994, 2008, 2010) concebe o jogo como um instrumento pedagógico muito significativo.

R: No contexto cultural e biológico, o jogo é uma atividade livre e alegre que engloba uma significação.

O jogo facilita a socialização, pois a criança participa em grupo vivencia regras e interage com o outro.

3- Entre os itens a seguir, quais correspondem às ações que definem o lúdico como recurso pedagógicos?

4- Na tentativa de revelar a aprendizagem ocorrida com base no lúdico como recurso pedagógico, o professor pode estar atento a determinados aspectos:

R: - O lúdico requer observação do contexto que envolve a ação das crianças durante a prática pedagógica do jogo.

- Essa observação envolve a duração e o envolvimento das crianças nos jogos.

- A observação por parte do professor evoca a possibilidade de estimular as potencialidades infantis, como a criatividade, a autonomia, a criatividade e a expressão, ao desenvolver diferentes formas de linguagem, e também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

5- Assinale (v) quando a afirmação for verdadeira e (f) quando for falsa em relação ao texto a seguir:

A brincadeira encontra fundamento na fala de kishimoto (1994, 2008, 2010), quando é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. A criança constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como a vivência de papéis e situações não bem compreendidas e aceitas em seu universo infantil.

Essa concepção de brincadeira corresponde às seguintes ideias:

(V) A brincadeira na infância leva a criança a solucionar conflitos cognitivos ou afetivos, ampliando, assim, suas possibilidades linguísticas, psicomotoras, afetivas, sociais e cognitivas.

(F) A brincadeira infantil possibilita à criança a imitação de diferentes papéis de seu cotidiano; porém, tal ação desfavorece a expressão de sentimentos e relações que estabelece com as pessoas do seu meio.

(V) Quando a criança imita as atitudes dos adultos na brincadeira, suas expressões facilitam a interação entre a fantasia e a realidade.

(V) A imitação dos papéis adultos pela crianças na brincadeira revela indissociação entre a fantasia e a realidade, pois, se as ações que imita fossem realizadas de forma verdadeira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com