TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Sociologia

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SOBRE O TEXTO: O QUE É SOCIOLOGIA

(Obs: A Atividade pode ser feita individualmente ou em grupo, de até no máximo 3 acadêmicos. Cada grupo deve entregar um única cópia do trabalho)

01) Quais os principais fatores que, segundo Carlos Martins, contribuíram para o surgimento da sociologia? Explique em que medida esses fatores influenciaram o desenvolvimento desse campo de conhecimento.

02) Segundo o autor, como os filósofos iluministas concebiam a sociedade de sua época? Quais eram os objetivos desses filósofos?

03) Explique o que significou, segundo o autor, um crescente processo de racionalização da vida no contexto histórico destacado no texto. Quais as consequências desse processo na mentalidade do homem comum da época.

04) Qual a crença que guiava (ou orietava) os pensadores da segunda metade do século XX?

05) Qual a tarefa a que se propôs a Sociologia na segunda metade do século XX, então jovem ciência? A

jovem ciência assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem

social, enfatizando a importância de instituições como a autoridade, a família, a

hierarquia social, destacando a sua importância teórica para o estudo da

sociedade.

06) Explique porque a filosofia iluminista foi considerada, pelos filósofos positivista (em especial por August Comte), como sendo uma filosofia negativista.

que era negativa, ou

seja, contestava as instituições sociais que ameaçavam a liberdade dos

homens.

07) Porque a filosofia defendida por August Comte foi chamada por ele de filosofia positiva? Explique.

08) Pesquise e explique em que medida o positivismo comteano influenciou na formação e criação da República Federativa do Brasil. Em que símbolo da nossa República essa influência foi explicitada?

O projeto sociopolítico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime com a Proclamação da República.

O aparente paradoxo se explica, em parte, pelo fato de a influência positivista ter resultado em pensamentos muito diversos no Brasil, conforme se combinou com outras correntes ideológicas. Nenhum setor teve maior presença da ideologia comtiana do que as Forças Armadas, de onde saiu o vitorioso movimento republicano e a ideia de adotar o lema “Ordem e Progresso”. Várias das medidas governamentais dos primeiros anos da República tiveram inspiração positivista, como a reforma educativa e a separação oficial entre Igreja e Estado, ambos em 1891. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com