TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sociais - Diferenças e desigualdades sociais: seus fatores geradores

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

DISCIPLINA: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

TAREFA 1 – UNIDADE 2

Felipe Angulo de Camargo - 768 147

Gabriela Cardoso Tanuri Caldas - 820 552

Hioglan lima da Silva - 820 220

Isabela Vieira de Melo - 763 726

Prof. Marcia Cabral

        

Ribeirão Preto - SP

2019

Este trabalho apresentará um estudo de caso elaborado a partir de entrevistas com moradores de rua na cidade de Ribeirão Preto, realizadas no mês de março de 2019. A partir dessas entrevistas, foi possível constatar a relação entre os conceitos de pobreza relativa e absoluta e a realidade de moradores em situação de rua neste município.

Jeferson, um dos entrevistados, tem 40 anos e vive a 25 em condição de rua. Após perder o emprego de 10 anos na refinaria da Petrobrás no município de Mauá-SP, vivenciou uma brusca queda do padrão de vida que costumava proporcionar a sua família, o que gerou nele um sentimento de vergonha e humilhação. A partir daí teve contato com as drogas e se afastou de sua família, passando a viver nas ruas. O caso de Jeferson demonstra a pobreza como “juízo de valor” do indivíduo, já que, mesmo não tendo atingido os índices considerados para a pobreza absoluta, sua percepção diante da queda do padrão de vida gerou um sentimento de privação que para ele não era considerado suportável.

Segundo os autores do artigo Elaine e Antônio (2002) a pobreza é definida, geralmente, como a falta do que é necessário para o bem-estar. O bem-estar em suas múltiplas esferas, por exemplo: bem-estar físico e bem-estar social. Sobre este último os autores Elaine e Antônio (2002, p.11) ainda dizem que “O bem-estar social pode ser definido como bons relacionamentos na família e na comunidade[...] O bem-estar social inclui o respeito social e o fazer parte de uma comunidade.”.

Nosso segundo entrevistado, Tiago, tem 28 anos e é morador de rua á 14 anos e usuário de drogas, o que o levou a morar na rua uma foi briga familiar. Tiago ainda tem contato com sua família que mora em Campinas -SP. O desentendimento familiar anulou para Tiago esse bem-estar social, levando-o para as ruas e ficando distante da família e a margem da sociedade. Segundo os autores Elaine e Antônio (2002, p.11). “A solidão, a alienação e os desentendimentos foram descritos como uma fonte de grande estresse psicológico”.

Fica claro no texto do artigo a importância de ouvir os pobres sobre sua própria condição, afinal ninguém melhor do que eles, para falar sobre a pobreza. Cabe aqui reproduzir a definição de forma resumida como diz o texto, sobre o conceito de pobreza dada pelos pobres.

Pobreza é fome, é falta de abrigo. Pobreza é estar doente e não poder ir ao médico. Pobreza é não poder ir à escola e não saber ler. Pobreza é não ter emprego, é temer o futuro, é viver um dia de cada vez. Pobreza é perder o seu filho para uma doença trazida pela água não tratada. Pobreza é falta de poder, falta de representação e liberdade. (ELAINE e ANTONIO, 2002, p.11).

Podemos concluir com as duas entrevistas que a maioria dos moradores de rua saem de casa para não envergonhar os pais e a também por ter uma vida livre sem responsabilidades. Pode ressaltar que os que foram entrevistados tiverem uma vida boa no passado com trabalho e com a família, mais por conta das drogas saíram de casa e começaram as suas vidas nas ruas.

Segue as entrevistas com os moradores de rua:

Entrevistado Jeferson

Pergunta 1: Qual seu nome?

Entrevistado: Jeferson

Pergunta 2: Quantos anos você tem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com