TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: ***FÓRUM DE DISCUSSÃO - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO***

Dissertações: RE: ***FÓRUM DE DISCUSSÃO - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO***. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO:

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

A escola, como tradutora das desigualdades vividas na sociedade e nas relações entre os seres humanos, tem reforçado a exclusão de alunos que são considerados diferentes de um padrão estabelecido como “normal”.

Vivem-se muitos casos em escolas onde se busca por soluções. Nestes casos a escola tem o papel de acesso ao conhecimento na perspectiva da superação das diferenças do saber e do acesso á cultura.

Consideramos que o primeiro passo de inclusão (ou exclusão) de uma pessoa com necessidades especiais é o grupo familiar, e, muitas vezes, primeira ação inclusiva direcionada a este sujeito é a que acontece no momento do seu nascimento. Mas sabemos que nem sempre as coisas acontecem dessa forma, e que o inesperado requer um tempo para que possamos nos adaptar a ele.

Depois ao passar para a escola, requer outras atitudes por parte da mesma. A escola deverá criar um projeto específico para a integração de alunos com deficiência. O desenvolvimento do projeto se caracterizará pela presença de um monitor em tempo integral na sala de aula, devendo o mesmo acompanhar o aluno auxiliando-o nas atividades propostas e estimulando-o a integração entre todos os alunos da turma. Baseado na declaração de Salamanca, pela qual se afirma a necessidade de uma educação que reconheça as diferenças e promova uma aprendizagem capaz de atender a todas as pessoas independentemente de suas necessidades:

• Toda criança de ambos os sexos, tem direito fundamental a educação e que ela deva ser dada a oportunidade de obter e manter níveis aceitáveis de conhecimento;

• Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios;

• Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenha em vista toda gama dessas diferentes características e necessidades;

• Adotar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com