TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade I - Recursos Naturais I

Exames: RE: Unidade I - Recursos Naturais I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRATÉGIAS DA LEITURA

Ao incentivarmos a leitura podemos formar cidadãos críticos, capazes de se expressar melhor, e capazes de criar textos com sentidos .A leitura pode exercer diferentes funções,como informar, educar, entreter, interpretar ou expressar uma opinião ou idéias. A leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, ela está relacionada a muitas de nossas atividades, no trabalho, lazer ou mesmo em nossa rotina,como fazer compras ou ler um bilhete ou até mesmo na compreensão de um desenho ou filme . Com certeza, a leitura é fundamental e de grande importância em nossas vidas e principalmente na vida daqueles que estão começando a vivenciar a leitura. A leitura não possui o poder de mudar as coisas,num simples estalar de dedos,nem mesmo de rever situações de pobreza e/ou ignorância já muito enraizados, nem mesmo de acabar com a crise do país, mas pode sim auxiliar a procura de novas e quem sabe velhas soluções para os inúmeros problemas que nos rodeiam.É através da educação, que se pode almejar vôos mais altos, pelo simples fato de entender o que se escreve.

O educador, a família e a escola tem um papel fundamental e devem ser presenças constantes nos anos iniciais, contribuindo com o processo de evolução da criança.

Outro fato importante é fazer com que a criança leia histórias infantis, revistas em quadrinhos(gibis), fazer pequenos teatros e etc. E o professor deve fazer essa mediação mostrando o texto como algo prazeroso e não como instrumento de avaliação e tarefa.

É lendo que se aprende a ler e a cada leitura novas etapas de desenvolvimento leitor vão surgindo,dependendo da posição assumida pelo leitor.(Mortimer e Van Doren 2010)

REFERÊNCIAS-Metodologia da Língua Portuguesa, Leitura,Produção de Textos e Literatura Infantil

PROFESSORA-Dra. Ivone Pingoello

Me. Nilsa Correia Faria Menguetti

Centro Universitário Cesumar-Maringá PR

Dessa forma não se deve apresentar para o aluno uma leitura estética que se centre no sentido primeiro das palavras, mas sim uma leitura que abra lacunas, que oportunize ao leitor, criar e recriar a partir do que foi lido. Assim, o trabalho com esse tipo de leitura pressupõe a formação de um leitor crítico e reflexivo e capaz de agir e interagir em sociedade, sensibilizados dos seus direitos e deveres e preparado para intervir no seu meio quando se fizer necessário. Entretanto, formar um leitor crítico é tarefa principal de um professor que também se encaixe nesse perfil, não sendo possível ao docente que não tem esse domínio, exigir do seu aluno algo que ele próprio ainda não utiliza ou não é capaz de fazer com autonomia, Na verdade, o que se almeja alcançar do trabalho com a leitura crítica no ensino médio é um leitor que seja capaz de ultrapassar os limites pontuais de um texto e incorporá-lo reflexivamente no seu universo de conhecimento de forma a levá-lo a melhor compreender seu mundo e seu semelhante. Partindo do ponto de vista de que “o verbo ler mão suporta imperativo” (PENNAC, 1993, p. 13), a leitura não deve ser encarada nem pelo professor nem pelo aluno como uma obrigação, um dever, e sim como uma atividade prazerosa. Para tanto, o professor deve demonstrar paixão pela mesma e apresentá-la como fundamental para a formação intelectual dos educados. Tenho certeza que nos como professores temos obrigação de nos doar por completo em sala de aula para nossos alunos, ver as dificuldades e os procura conhecer o gosto de nossos alunos, instigar nossos alunos a buscar mais através da leitura inovadoras e prazerosa que possa seduzir e estimulem a leitura, temos que contribuir para formação de alunos críticos, com opinião forma Cidadão,pois a leitura é de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com