TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE SOCIAL EM BAYRRO SAU FRANCISCO

Projeto de pesquisa: REALIDADE SOCIAL EM BAYRRO SAU FRANCISCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.026 Palavras (33 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 33

FER5TTTTTY

FlllLLLLLLLFFLlLl

SUMÁRIO

1 A REALIDADE SOCIAL NO BAIRRO SÃO FRANCISCO 3

1.1 SAÚDE DO BAIRRO SÃO FRANCISCO. 5

1.2 COMO VAI A ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL NO BAIRRO SÃO FRANCISCO. 6

1.3 AS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DO BAIRRO SÃO FRANCISCO. 8

1.4 COMO VAI O BAIRRO SÃO FRANCISCO, DIANTE DA VIOLÊNCIA? 10

1.5 O BAIRRO SÃO FRANCISCO E SUA RELIGIOSIDADE 11

REFERÊNCIAS 12

ANEXOS 13

3 famílias 13

2 – JUSTIFICATIVA 27

1 A REALIDADE SOCIAL NO BAIRRO SÃO FRANCISCO

Através de pesquisas de campo realizadas comunidade do bairro São Francisco pode-se destacar a ausência de uma política de atendimento das necessidades básicas das famílias que apresentam deficiência neste contexto. Ao observar a realidade vivenciada por uma comunidade proporcionou a aquisição de conhecimentos que serão de suma importância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional como assistente social que pretende atuar em prol das políticas sociais. Nesse sentido, através do encontro com essa comunidade foi possível entender seus anseios e os problemas aos quais a comunidade enfrenta em seu dia a dia, compreendendo suas carências e o que é necessário fazer em defesa da melhoria dessa comunidade que em sua maioria com índice de vulnerabilidade um pouco elevado diante de sua população.

Por falar de um bairro periférico da cidade de Palmeira dos Índios, que é um município alagoano, denominada de “Princesa do Sertão”, nome dado principalmente na época em que a cidade alcançou seu apogeu econômico. Na realidade Palmeira dos Índios ocupa a terceira posição no estado, sendo que sua população segundo o IBGE é de 70.434 habitantes. Não há programas, projetos sociais que venha atender as necessidades, já que é uma comunidade considerada vulnerável exposta a todos os problemas sociais, a maioria das famílias vivem em área de riscos por enfrentar dificuldades buscando melhores condições de vida e passam á enfrentar situações conflituosas em busca de seus direitos como cidadãos lhe são negados.

Nesse sentido, á segurança, habitação e emprego, a comunidade não recebe qualquer tipo de beneficio não há nem posto policial. Percebe-se que a comunidade do bairro São Francisco não possui nenhum tipo de frente de trabalho, nem projetos sociais que geram renda e emprego. A não ser algumas empresas que a poucos meses estão situadas no local gerando emprego e renda as famílias do bairro São Francisco. Essa viabilização seria de grande importância por parte dos moradores do mesmo pois é grande o numero de adolescentes e adultos ociosos sem qualquer meio de bens e serviços. Observa-se que a falta de atenção em termo de assistência e atendimento frente a realidade da comunidade é precária. Se a população do bairro São Francisco tivessem meios de sustentabilidade provavelmente evitaria o acesso de jovens das drogas. Por tanto nesse aspecto o território estudado é vulnerável de crescimento econômico. Nesse sentido, mais do que conhecer na teoria foi passível conhecer na prática esse trabalho que engrandece os aspectos sociais e proporciona uma sociedade mais aberta..

Ao relacionar-se os aspectos físicos do bairro é possível afirmar que se trata de uma comunidade carente ao qual é necessário um trabalho constante em prol da efetivação dos direitos sociais aos quais os moradores deste bairro tem como cidadãos as famílias que nele reside.. O bairro São Francisco dispõe de uma (PSF) PROGRAMA DE SAÙDE DA FAMÌLIA. No entanto, possue um profissional (Medico) durante a semana para que haja o acompanhamento das famílias, mas devido a falta de medicamento que nem sempre chegar a unidade de saúde como deveria ser, para que as famílias desta s comunidade sejam benefiadas de forma correta,a situação torna-se mais precária, por falta de atendimento as famílias desta comunidade ,por muitas vezes compram medicamentos em farmácia do centro de palmeira dos Índios

O tratamento de água potável também apresenta deficiência á rede de esgoto também é um problema enfrentado pela comunidade, podendo até causar um problemas com a população ,devido o aparecimento de mosquitos e insetos, nos córregos e esgoto a céu aberto que em algumas ruas ainda encontra-se sem pavimentação.

Segundo, o ministério da saúde irá investir RS 82,4 milhões em hospitais universitário por meio de programa nacional de reestruturação dos hospitais universitário(REHUF).O valor publicado na Portaria n°2.759,faz parte do total de RS560 milhões de aprovados em 2013,para a reestruturação das unidades .Ao todo 29 hospital universitário serão beneficiados com o recurso que poderá ser investidos em obras de modernização e custeio de procedimentos hospitalares.

Tendo acesso á saúde de qualidade é direito de todo cidadão, para as famílias que sobre as demandas dessas unidades de saúde, pois é um direito de todo cidadão, nessa perspectiva é preciso que os órgão da administração pública se voltem para o total descaso em termos de acedências médicas principalmente as pessoas que apresentam um índice de vulnerabilidade.

1.1 SAÚDE DO BAIRRO SÃO FRANCISCO.

Diante do que podemos observar as famílias do bairro São Francisco, vive uma busca por uma saúde saudável, pois é o desejo de toda a sociedade, já que muitos nem se preocupam , porém no contexto da sociedade a saúde está se tornando um privilégio para poucos, sendo que a Constituição coloca que a saúde é um direito de todos os cidadãos (BRASIL, 2005), mas que de diversas formas e contextos esse direito passa a ser desrespeitado, já que nem todos tem acesso as condições que permitam a manutenção de uma saúde de qualidade para todos.

Portanto a realidade coloca muitos indivíduos em um processo de exclusão e faz com que os direitos estabelecidos não sejam respeitados, nesse sentido, ao fazer um diagnóstico do bairro do São Francisco, deu para percebe que o bairro tem PSF compostos por médicos, odontólogos, enfermeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com