TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE CDS E DVS

Por:   •  15/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE TECNOLOGIA DE         MAUÁ

ARIANA SANTOS DA SILVA CARRASCHI

PROJETO DE PESQUISA

RECICLAGEM DE CDS E DVDS

MAUÁ/SÃO PAULO

2014

ARIANA SANTOS DA SILVA CARRASCHI

RECICLAGEM DE CDS E DVDS

                Projeto de pesquisa, apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Logística.

                Orientador: Prof ª. Me. Andrea Firmino de Sá.

MAUÁ/SÃO PAULO

2014

ARIANA SANTOS DA SILVA CARRASCHI

PROJETO DE PESQUISA

        

                Projeto de pesquisa, apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Logística.

                Orientador: Prof ª. Me. Andrea Firmino de Sá

Aprovação em:         /        / 2014

______________________________________________________

Prof(a). ______________________________________

FATEC Mauá
Orientador(a)

______________________________________________________

Prof(a). ______________________________________

FATEC Mauá
Avaliador(a)

______________________________________________________

Prof(a). ______________________________________

FATEC Mauá
Avaliador(a)

RESUMO

CDs e DVDs tornaram-se um grande aperfeiçoamento tecnológico, disponibilizando maior capacidade de armazenamento, no entanto, em vista de frequentes inovações, estas mídias estão perdendo seu prestígio, sendo substituídas por tecnologias mais avançadas, e sendo descartadas de forma incorreta. Com isso, chega-se ao seguinte questionamento: por que o Brasil não considera os métodos de reciclagem vantajosos? Assim, esta pesquisa justifica-se no momento em salientar a importância da reciclagem, visto que o meio ambiente encontra-se em deterioração, e o país não possui a cultura de reaproveitamento. Para tanto, a metodologia utilizada foi em fontes como: artigos, sites, revistas virtuais. Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades encontradas nos processos de reciclagem, que consistem em inúmeros e o Brasil não considera proveitoso. Levantou-se três hipóteses, sendo a primeira: “adaptar leis de descartes e recolhimento semelhantes à lei da Logística reversa”, a segunda “estimular consumidores a vender ou doar CDs e DVDs para colecionadores ou mercados secundários”e a terceira”conscientizar o público através de propagandas, expondo ideias de reciclagem por meios de artesanatos.

Palavras-chave: Reciclagem, inovações, meio ambiente.

INTRODUÇÃO

Reciclagem de CDs e DVDs

CDs e DVDs tornaram-se um grande progresso tecnológico. Armazenavam diversos tipos de informações, dispensando o uso de papel e disquetes.

São formados por quatro camadas: a primeira é o rótulo, chamada de camada adesiva; a segunda é uma camada de acrílico, onde são armazenados os dados; a terceira é a camada espelhada metálica (podendo ser prata, ouro ou platina); a quarta é chamada de camada plástica, feita de Policarbonato (PC), que é equivalente a 90% da armação dos CDs e DVDs. Os DVDs são produzidos basicamente com as mesmas características, a única diferença é que possuem uma camada a mais, permitindo maior capacidade de armazenamento.

 Toda sua composição é resumida em metal e plástico, sendo assim, considerado reciclável, mas o custo desse método, falta de preceitos e educação, fazem com que os CDs sejam descartados sem nenhum processo de reaproveitamento.

Embora, seu uso seja uma alternativa de baixo custo, não é mais o mecanismo preferido pelas pessoas quando se fala em armazenamento de arquivos. Músicas estão sendo adquiridas virtualmente tornando seu armazenamento supérfluo, DVDs estão sendo rapidamente trocados pela comodidade das locadoras online, e sem falar nas novas tecnologias como Pendrives (Memória USB Flash Drive), Cartões de memória, entre outros.

Acredita-se que a pirataria é o que ainda mantém a circulação dessas mídias. Dados apontados pela pesquisa “O consumo de Produtos Piratas no Brasil" da Fecomércio-RJ/Ipsos, relatam que no ano de 2006 pelo menos 86% dos consumidores tinham o hábito de comprar CDs ilegais. Nos dias de hoje esse número caiu para 79%.

Sem análise ou controle, os CDs estão sendo jogados no lixo e levam em média mais de 400 anos para se desintegrarem. O custo para reciclagem é considerado altíssimo no Brasil, e para muitos não apresenta ser “vantajoso” ou com grande retorno.

Países de primeira potência, costumam fazer a reciclagem, entretanto segundo a “Software Manufacturer’s Association” (USA), estima-se que menos de 30% dos CDS são reciclados, ou seja, grande parte vai para o lixo.

PROBLEMA DE PESQUISA

Mediante o cenário apresentado, por que o Brasil não considera vantajoso os processos de reciclagem de CDs e DVDs?

HIPÓTESE

Devido à tantas camadas, o processo de reciclagem dos CDs consistem em inúmeras etapas, começando pela desmagnetização, na qual é feita a separação entre metal e plástico, depois há a separação dos resíduos e a recuperação do Policarbonato. A parte espelhada também precisa ser removida por meio de um processo mecânico ou químico para que não se agregue com o plástico na hora da reciclagem.

Sendo assim, em meio à tantos processos trabalhosos, a reciclagem dos CDs e DVDs torna-se inviável para o Brasil, visto que os processos de desmontagem exigem recursos diferentes e falta mão de obra para executá-los.

Algumas sugestões essenciais seriam:  

  • Adaptar leis de descartes e recolhimento semelhantes à lei da Logística reversa.
  • Estimular os consumidores a vender ou doar CDs e DVDs, para colecionadores ou mercados secundários.
  • Conscientizar o público através de propagandas, expondo ideias de reciclagem por meios de artesanato, e outras coisas mais.

OBJETIVO GERAL

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral evidenciar as dificuldades encontradas nos processos de reciclagem de CDs e DVDs.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Apresentar alternativas de reciclagem e descarte de CDs e DVDs.

JUSTIFICATIVA

Em tempos de constantes inovações tecnológicas, o meio ambiente tem se encontrado em incessante degradação, sendo evidente, que se dê utilidade contínua aos materiais recicláveis, ao invés de descartá-los. Assim, esta pesquisa tem como justificativa salientar a importância da reciclagem de CDs e DVDs, já que estão sendo esquecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com