TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECUPERACÃO DE ÁREA DEGRADADA

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL (

RECUPERACÃO DE ÁREA DEGRADADA - NO CÓRREGO MATEUS ARAÇUAÍ MINAS GERAIS NA ÁREA DENTRODO CAMPUS ARAÇUAÍ DO IFNMG

ARAÇUAI – MG

2015

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

RESULTADOS ESPERADOS

DOCUMENTOS QUE DEVERÃO ACONPANHAR O PROJETO

       VI-Croqui de acesso á propriedade


INTRODUÇÃO

No Córrego Mateus na área de Campos Araçuaí IFNMG, foi desenvolvido o trabalho de Recuperação dde Área Degradada. A escolha do local se deu diante, pois sendo uma área onde nos alunos do IFNMG temos o conhecimento sobre o local, fizemos um levantamento para recuperar o Córrego Mateus.

O Guia de Recuperação de Áreas Degradadas, publicado pela SABESP, (2003, p. 4) define degradação ambiental, como sendo “as modificações impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando (degradando) as suas características físicas, químicas e biológicas, comprometendo, assim, a qualidade de vida dos seres humanos.”

Onde a à faixa ciliar, nas margens do Córrego Mateus deveria ter de cursos d’água e entorno de nascentes, têm largura variável, dependendo dalargura do rio, sendo no mínimo de 30 metros de cada margem em rios de até 10m de largura e 50m de raio ao redor de nascentes.

[pic 2]

Córrego Mateus

METODOLOGIA A SER EMPREGADA

Tendo em vista que o objetivo deste trabalho é promover um Projeto Recuperação da Área Degradada do Entorno do Córrego Mateus, devem levar em consideração durante a sua produção a legislação brasileira. Dessa forma tem se o Novo Código Florestal Brasileiro como o principal documento de referência bibliográfico.

        

RESULTADOS ESPERADOS

A restauração de áreas degradadas tem como objetivo central reparar, prevenir perdas de biodiversidade e de processos ecológicos, que estando em desequilíbrio pode influenciar diretamente o bem-estar das pessoas.

As Matas Ciliares apresentam um conjunto de funções ecológicas extremamente relevantes para a qualidade de vida, sendo fundamentais para a conservação da diversidade de animais e plantas nativas da região, terrestres ou aquáticos. É perceptível a influencia das matas ciliares na qualidade da água, na regulação do regime hídrico, na estabilização de margens do rio, na redução do assoreamento da calha do rio que são influenciadas pelas inundações, pelo aporte de nutrientes e pelos ecossistemas aquáticos que elas margeiam.

DOCUMENTOS QUE DEVERÃO ACONPANHAR O PROJETO

 IV-Croqui de acesso á propriedade.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (508.8 Kb)   docx (424.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com