TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS ERGONÔMICOS

Tese: RECURSOS ERGONÔMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

NEFÍCIOS DA ERGONOMIA

O termo ergonomia tem origem de duas palavras gregas: “ERGON” que significa trabalho, e “NOMOS” que significa leis. Atualmente ergonomia é conhecida como a ciência que adapta ambiente e objetos às pessoas, ou seja, ela visa fazer com que a tarefa se adapte ao trabalhador, e não forçá-lo a se adaptar a tarefa.

A Ergonomia pode ser aplicar em vários setores de uma empresa. Em todos eles é possível aumentar a eficiência, segurança e saúde do colaborador.

“A ergonomia tem um campo mais amplo. Se fossemos pensar em 3 campos, poderíamos dizer que ela está dentro do físico, cognitivo e organizacional. O físico seria a ergonomia comum a todo mundo, em que pensamos em alturas, mesas, cadeiras e acessórios”, explica Symone Miguez, ergonomista. Segunda ela, a ergonomia cognitiva está começando a ser feita no Brasil, que é a ergonomia que pensa em sua interação com a máquina, seja ela um mero computador, seja ela uma máquina industrial. “E a organizacional é realmente pensando na gestão da ergonomia, desde ritmos, horas extras, como produzir necessariamente”, completa.

A ergonomia bem aplicada traz saúde para o profissional, como a ausência de problemas osteomusculares, além de melhorar o clima dentro das empresas. Profissionais satisfeitos aumentam a produtividade. Essa preocupação e conscientização vêm aumentando cada vez mais nas empresas.

Hoje grandes empresas estão preocupadas com a ergonomia em seus postos de trabalho, como bancos e o governo. Muitos produtos já são obrigatório como apoio de pá para ‘check-out’ de supermercado, para postos de trabalho em telemarketing.

BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA TRABALHADORES DE ESCRITÓRIO

lesões e problemas de saúde podem desenvolver a partir de trabalhadores de escritório gastar horas por dia sentado em cadeiras de mesa e trabalhando em computadores. Ergonomia, a prática de desenvolvimento de mobiliário mais confortável, que também ajuda a prevenir lesões, é uma forma esta questão é abordada. Há muitos benefícios para os trabalhadores de escritório de usar móveis e práticas ergonômico. Aliviando a inflamação do tendão

Um dos principais problemas que os trabalhadores de escritório pode sofrer é a síndrome do túnel do carpo e outros tipos de inflamação do tendão. Usando mobiliário ergonômico, como especialmente concebidos mouse pads e teclados, isso pode ser evitado ou atenuado. Além disso, os trabalhadores de escritório pode usar exercícios e práticas ergonômicas para ajudar, como fazer pausas curtas de trabalho, muitas vezes, usando luvas sem dedos para manter as mãos quentes e certificando-se as articulações não estão constantemente em contato com superfícies duras. Por exemplo, ao digitar o pulso muitas vezes bate uma mesa, assim que ter um mouse pad com uma superfície macia no local de pulso ajuda a um trabalhador de escritório.

Aliviar Eyestrain

fadiga ocular é uma queixa comum de muitos trabalhadores. Os sintomas típicos da tensão ocular incluem confusão, aperto, molhar, visão dupla e dores de cabeça. Exercícios ergonômicos simples podem aliviar a fadiga ocular. Uma regra comum é a regra 20/20. A cada 20 minutos, um trabalhador de escritório deve fazer uma pausa e olhar 20 metros de distância por 20 segundos. Ele também ajuda a não olhar para uma tela de computador a partir de uma diferença muito perto. Práticas ergonômicas ensinar os trabalhadores de escritório para trabalhar tão longe de uma tela como eles podem, desde que possam continuar lendo e vendo na tela.

Aliviar a dor lombar

cadeiras de mesa muitas vezes causam os trabalhadores de escritório a sentir dor nas costas, bem como dor nas pernas. Há muitas cadeiras ergonómicas para a venda que podem ajudar a reduzir dores nas costas e na perna. Muitas dessas cadeiras se concentrar em seis coisas: medida cotovelo, medida da coxa, panturrilha medida, apoio lombar, nível dos olhos em repouso e descanso para braço. Todos esses fatores se combinam para garantir que um trabalhador de escritório, que muitas vezes podem passar oito ou mais horas por dia sentado não sofre de dor nas costas e lesão na perna.

Ergonomia no ambiente de trabalho é benéfica

Maior eficiência da equipe, redução de custos e maior satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade.

Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, segundo o especialista em saúde mental e segurança ocupacional da Clínica Mayo, da Flórida (Estados Unidos), Gaylord Bridegan.

Ombros e pescoço tensionados, dor nas costas ao final de um dia de trabalho ou, ainda, tendinite, síndrome do túnel do carpo (uma série de pequenos ossos do punho) e bursite são alguns dos problemas mais frequentes entre os trabalhadores e que podem ser atribuídos à não adoção de conceitos de ergonomia pelo local de trabalho.

Estudos recentes têm demonstrado que o uso de conceitos ergonômicos pode aumentar em cerca de ate 40% o tempo útil (produtivo) das pessoas que desenvolvem seu trabalho nos dentro do horário de expediente nos escritórios.

De acordo com definição da Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia é uma combinação de conhecimentos científicos aplicados na área do trabalho, de forma que os sistemas, os produtos e o ambiente possam se adaptar às limitações físicas e mentais do trabalhador.

De acordo com Bridegan, a ciência que estuda as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente de trabalho pode se tornar uma vantagem competitiva, especialmente nas atuais condições econômicas mundiais. Estudos realizados por especialistas, em diferentes setores, têm demonstrado que o retorno do investimento nessas adaptações traz excelentes resultados.

Identificar distorções

Uma das empresas analisadas pelo especialista fez mudanças ergonômicas em seu escritório e a partir delas, as faltas ao trabalho caíram de 4% para 1%; os índices de erro na preparação de documentos caíram de 25% para 11%; O tempo de uso dos equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com