TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUAMNOS

Trabalho Escolar: RECURSOS HUAMNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

Recrutamento e Seleção

Os processos de Recrutamento e Seleção estão relacionados com o suprimento de pessoas para as organizações.

A necessidade dos processos de Recrutamento e Seleção surge em função da rotatividade de pessoal ou de um aumento no quadro funcional.

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher dentro da organização.

Para um recrutamento deve-se atrair candidatos suficiente para vaga disponível, e preencher adequadamente o processo de seleção.

Para que ocorra um recrutamento eficaz de candidatos, é necessário um planejamento que determine quais as técnicas de recrutamento mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento se baseia em pesquisas externas (oferta de mão de obra qualificada, faixa salarial adequada com o cargo etc.) e pesquisas internas (perfil ideal para o candidato, disponibilidade de recursos para o recrutamento, etc.). De posse dos resultados desta pesquisa, é possível escolher a técnica mais adequada de recrutamento.

Enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a seleção deve escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem.

A seleção, além de ser uma ferramenta que apresenta o colaborador a empresa, pode ser utilizada, quando bem aplicada como descoberta de talentos, cabe ao gestor de RH conhecer e estimular o entrevistado para saber se o mesmo tem potencial ou não, se tem o perfil da empresa ou não. Neste processo temos as seguintes etapas: dinâmicas de grupo, entrevistas individuais, aplicação detestes, específicos para a função e psicológicos e, por fim parecer psicológico.

O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz.

• A eficiência consiste em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar, aplicar testes válidos e precisos e dotar a seleção de rapidez e agilidade; e

• A eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.

Tendo sido finalizado o processo de recrutamento e seleção, a contratação poderá ser concluída com a aprovação do órgão ou gestor solicitante. Esta aprovação permite que seja dado início o processo de análise de documentos e exames médicos admissionais.

MERCADO DE TRABALHO

Mercado significa transações de trocas e intercâmbio entre os que oferecem um produto ou serviço, e aqueles que os procura. Mercado de trabalho caracteriza-se pela oferta de trabalho oferecidas pelas empresas em cada região, determinando o potencial das oportunidades e disponibilidades de empregos por elas oferecidas. Esse mercado funciona em via de mão dupla entre a oferta e a procura respectivamente, e são integrantes desse processo pessoas aptas para o trabalho, que podem estar empregadas ou não. O mercado do trabalho é dinâmico e sofre alterações continuamente por diversos fatores como o crescimento econômico, a natureza e a introdução no mercado internacional influenciando diretamente nas práticas de RH nas empresas, pois quando o mercado está em situação de oferta, as organizações se veem com poucos recursos humanos, devido serem insuficientes as pessoas para preencher suas vagas. Quando a situação é a procura as empresas possuem mais facilmente um RH. Atualmente com a economia globalizada, o mercado de trabalho sofreu uma grande transformação em relação às eras industriais, clássicas e neoclássicas, onde havia estabilidade e permanência no emprego. Nos dias de hoje, em função da tecnologia avançada, a mobilidade dos empregados aumentou com a transição do ramos industrial para o de serviço, e um grande aumento no trabalho autônomo alterando dessa forma o vínculo empregatício e com isso mudando a forma de remuneração. Da mesma forma exigência de qualificação dos trabalhadores, e por isso os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com