TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha referente ao texto "Educação física: filosofia, ciência e arte"

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

No texto “Educação física: filosofia, ciência e arte” o autor apresenta uma visão critica sobre a atuação dessas três matrizes dentro da Educação Física, usando teorias e dando exemplos de como elas podem estar presente na Educação Física. No texto Inezil cita dois tipos de filosofia presente na Educação Física, uma filosofia naturalista onde começa com o homem primitivo, ele utilizava recursos da natureza para sobreviver, e se exercitar e usando sua inteligência ele se sobrepunha aos perigos dos animais. Depois da fase naturalista, o homem deixa de ser nômade e se torna fixo, onde constrói sua casa e uma família, e a partir dai passa a querer defender tudo aquilo que lhe pertence, se preparado para uma guerra, assim a Educação Física se envolve por uma característica guerreira. O segundo tipo de filosofia é a Hedonista, que é uma filosofia que diz que, a busca constante pelo prazer é um bem supremo para a vida, em cima disso Inezil cita a teoria hedonista de Aristóteles onde para ele que o homem deve naturalmente ter o prazer de realizar suas atividades, e uma repetição dos gestos e exercícios nos leva a satisfazer as nossas exigências, nos tornando cada vez mais perfeitos, assim Aristóteles conclui que o prazer completa e aperfeiçoa, e a Educação Física esta banhada dessa necessidade de prazer, que nos leva a buscar os atos completos e perfeitos.

Inezil cita também a importância da ciência para a Educação Física. Os primeiros registros da ciência na Educação Física foram os chamados sistemas culturistas, que era uma criação de exercícios físicos com um fundamento científico: o desenvolvimento muscular com a repetição da contração do mesmo e a fisiologia da respiração, mas com o surgimento dos jogos olímpicos a ciência toma outro rumo dentro da Educação Física que é a preocupação dos cientistas com o rendimento das atividades desportivas, com isso a ciência foi implantada nos jogos para medir distâncias, velocidade, tempo, e assim melhorar o desempenho dos atletas nas inúmeras provas existente nas olimpíadas, e nas demais competições esportivas. Assim a ciência se divide em quatro partes na Educação Física: a Física que nos da o conhecimento de todas as leis do movimento; a Biotipologia que nos permite a escolha da figura mecânica mais adequada a realização de cada atividade esportiva; a Fisiologia que nos permite a adaptação do atleta a natureza do esforço que lhe vai ser determinado e por ultimo a psicologia porque sem ela nós não poderíamos criar as condições de realização da prova ainda não vivida pelo atleta.

E por fim a contribuição das artes para Educação Física. Inezil diz que a primeira contribuição é a de Noverre através da dança, que em sua obra “Cartas sobre a Dança” ele procura despertar o bailarino dos movimentos que lhe foram previamente indicados, para ele os gestos deveriam nascer do intimo do bailarino fazendo com que ele se expresse de uma forma que hoje chamamos e expressão corporal. A segunda contribuição foi a de Delsarte através do teatro, ele queria libertar o atrista daquelas mascaras do teatro grego, onde o artista pegava uma mascara e transmitia a fisionomia da mascara através da comedia e do drama, na sua teoria o artista precisava viver uma emoção para que sua expressão fisionômica surgisse naturalmente. E a terceira e ultima contribuição é a de Dalcroze através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com