TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO CI COM A LINHA DE PESQUISA/EIXO TEMÁTICO E PROJETO

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÃO CI COM A LINHA DE PESQUISA/EIXO TEMÁTICO E PROJETO:

Nas últimas quatro décadas a CI apresentou contribuições que influenciaram o modo como a informação é manipulada na sociedade e pela tecnologia, permitiu melhor compreensão para um rol de problemas, processos e estruturas associados ao conhecimento, à informação e ao comportamento humano frente à informação. A CI desenvolveu um corpo organizado de conhecimentos e competências profissionais ligados às questões informacionais. (SARACEVIC, 1996)

Nas sociedades pós-modernas, os indivíduos não entram em contato com a realidade através da sua práxis, mas pela informação veiculada pelos meios de comunicação de massa ou armazenada nos bancos de dados. A informação mediatiza os processos de apreensão da realidade e as próprias relações sociais. (FREIRE, 2006)

Seguindo esta vertente, surgem as teorias e ações em torno da competência informacional voltada para a dimensão tecnológica (uso dos sistemas), cognitiva (aprendizado) e inteligência (foco no processo) representando uma grande mudança pois envolve mais do que a mera inclusão de atividades, pois o bibliotecário passa a agir como um agente educacional, um mediador do aprendizado, centrando foco nos processos de aprendizado. Nesse sentido que Lankes propõe uma nova Biblioteconomia no qual o papel dos bibliotecários seria ajudar no progresso da sociedade facilitando a produção dos conhecimentos nas várias comunidades. (ARAUJO, 2014)

Com o desenvolvimento dos computadores nos anos seguintes, esse pensamento se acentuou: um item físico de informação poderia ser convertido em dígitos e, como tal, preservado, transmitido, transportado e reproduzido (o que, décadas depois, com o advento das redes de computadores e a convergência das mídias, iria adquirir proporções muito maiores). Aumentaram as possibilidades de acesso, de guarda e de compartilhamento justamente pelo desprendimento da materialidade. (ARAUJO, 2014)

Sendo assim, o projeto de pesquisa se relaciona com a linha de Pesquisa Informação, Gestão e Tecnologia e ao eixo temático Informação e Tecnologia dentro da Ciência da Informação, na medida, em que investiga redes sociais virtuais na perspectiva de uso do bibliotecário enquanto profissional da informação, tendo em vista, ser um tema fértil de estudos para a Ciência da Informação, pois, [...] tais problemáticas devem estar presentes na CI, principalmente devido à relevância que atualmente os usuários da Internet têm dado aos sites voltados à formação de redes sociais, não podendo, portanto, a ciência contemporânea, principalmente a da informação, desconsiderar tais usuários e/ou sites, bem como o estudo das informações por eles compartilhadas. (CRUZ, 2010, p. 269).

Seguindo está temática Araújo (2014) ainda classifica os modelos de Estudo sobre os sujeitos em Modelo físico: Uso da informação, perfil de usuários; Modelo cognitivo: Comportamento informacional e Modelo social: Práticas informacionais, mediação, competência crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com