TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.427 Palavras (18 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Instituto UNA de Tecnologia

Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos

Campus Barreiro

RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS

Belo Horizonte

2014

RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS

Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina Projeto Aplicado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos como requisito de avaliação parcial para a obtenção de certificado de conclusão no 3º módulo de 2014. Centro Universitário UNA.

Turma: GRH 3AN-BRA

Belo Horizonte

2014

 Agradecimentos

A caminhada foi longa e cansativa, mas graças ao auxílio de algumas pessoas conseguimos atingir a meta desse trabalho. Primeiramente agradecemos a Deus, todo poderoso que nos deu saúde, inteligência e capacidade para irmos além do que nós nos propusemos. Aos nossos país e familiares que sem duvidas nos deram todo amparo necessário para continuarmos e persistirmos nesse curso e em tudo que fizemos em nossas vidas, sem vocês nem existiríamos! Obrigado por estarem ao nosso lado em todos os momentos.

Ao nosso orientador Júlio Madureira, que nos incentivou desde o início do curso, esclarecendo duvidas e nos ensinando a desenvolver um ótimo trabalho e também a como buscarmos mais conhecimento. E a todos os outros professores Cláudia, Paulo e Vitor, agradecemos pela paciência e competência em nos ensinar. Agradecemos por todo conhecimento transferido.


        

Dizem que o talento cria suas próprias oportunidades. Mas às vezes parece que a vontade intensa cria não apenas suas próprias oportunidades, mas seus próprios talentos.

Eric Hoffer

Sumário

1 INTRODUÇÃO        6

2 OBJETIVOS        7

2.1 Objetivos Específicos        7

3 Fundamentação Teórica        8

3.1 Conceito de Talento.        8

3.2 Meritocracia         8

3.3 Avaliação de Desempenho        9

3.4 Relação da ética empresarial com a retenção de talento         12

3.5 Benefícios         13

3.6 Estágio         17

4 Resultados Obtidos        19

5 Metodologia        20

6 Conclusão        21

7 Bibliografia        22


QUAL A IMPORTÂNCIA DA MERITOCRACIA NA RETENÇÃO DE TALENTOS

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto visa entender o que é Talento e quais alternativas a organização pode utilizar para retê-lo. Em seguida, saber qual a relação da Meritocracia na retenção de talentos e avaliar se o campo de pesquisa faz uso das práticas abordadas.

Tem crescido muito a necessidade de reter talentos nas organizações, devido às fortes concorrências existentes no mercado e a grande expansão das empresas. A retenção de talentos ganha importância em um ambiente de negócios mais exigente. A rapidez e a complexidade desse ambiente exige que as empresas tenham um cuidado especial com seus profissionais de modo a reter aqueles que tenham as competências necessárias para atuar neste cenário.

A prática de retenção de talentos é um benefício para as organizações, elevando a moral dos empregados, a redução da rotatividade, a elevação da lealdade do empregado para com a empresa, o aumento do bem estar do empregado, a facilitação do recrutamento e retenção de pessoal, o aumento da produtividade e a diminuição do custo unitário de trabalho.

A empresa precisa estar bem organizada e ter um ambiente ou cultura que propicie a implementação dessa ferramenta de gestão. Só pode acontecer quando a empresa já tem bem estruturado um método de avaliação e gestão por desempenho, portanto, saber medir o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Logo, fica mais “fácil” saber quem tem o mérito. Na meritocracia, os empregados também sabem que serão recompensados pelo bom trabalho apresentado.

Para responder aos objetivos deste Projeto Aplicado, precisamos entender primeiramente o que pode ser considerado um Talento, e principalmente, o que é a Meritocracia.

  1.  OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Relacionar a utilização do critério meritocrático com a Retenção de Talentos

 

  1. Objetivos Específicos

  • Conhecer os benefícios que a avaliação de desempenho proporciona a organização.
  • Relacionar a Ética Empresarial com a Retenção de Talentos
  • Avaliar até que ponto os benefícios da empresa podem reter talentos
  • Entender os princípios da condição mais benéfica com as práticas da Meritocracia

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 O Conceito de Talento

Segundo Mauro Press, Consultor de Recursos Humanos em entrevista ao site Portal RH, Talento é:

Talentos são capacidades natas de cada um e que nos levam a um desempenho naturalmente excelente, associando prazer e facilidade tanto na aprendizagem quanto na execução. Ou seja, existem pessoas que têm talentos para se comunicar, negociar, liderar, inventar, curar, motivar, empreender e atuar. Também existem talentos que se mostram como atitudes e não como atividades como, por exemplo, humildade, atenção, lealdade, sinceridade e alegria. Às vezes, um talento pode ser tão natural que a pessoa não o percebe ou o valoriza. Não entende porque para outras pessoas parece ser tão complicado o que para ela é fácil e espontâneo. O conjunto de talentos de uma pessoa indica sua individualidade, sua vocação e missão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (323.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com