TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Trabalho Universitário: RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 2

RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno: Rosângela Correia

Módulo: 8

Conferência: Tecnologia aplicada à Educação

Conferencista: Carmem Lúcia Prata

Carga horária validada: ___horas.

Qual é a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho na escola?

Hoje em dia todo o professor tem em suas mãos uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de seu trabalho pedagógico em sala de aula: a tecnologia.

A tecnologia é responsável por mudanças em todas as áreas das nossas vidas e, não é diferente no campo da educação, onde podemos destacar grandes contribuições, entre elas:

- Capacidade cada vez melhor de interação dentro da escola: a interação entre professor/aluno, aluno/aluno, alunos/professores/direção de escola;

- Capacidade de acesso em tempo real com outros alunos de outras escolas, outros lugares e situações, trazendo a vida para dentro da escola;

- Com o uso das tecnologias a escola deixou de ser um local isolado do mundo, longe das notícias e acontecimentos, podemos ver, ouvir, interagir com o mundo através das redes;

- melhora o trabalho do professor: não precisará ficar falando o tempo todo, ele conduzirá o aluno nas suas descobertas;

- A tecnologia muda a metodologia da aula: livro, leitura, decorar, etc., agora o aluno poderá criar, refletir, buscar novas resposta, ensinar, etc.;

- A tecnologia melhora o trabalho em grupo: o aluno buscará respostas em conjunto e aprenderão a trabalhar com as ideias uns dos outros.

As novas tecnologias tem possibilitado a criação de conteúdos digitais que podem ser usados diretamente da internet ou gravado em um computador ou CD e apresentado para os alunos em sala de aula. Esses conteúdos podem contribuir para que o professor tenha uma sala de aula mais dinâmica, pois o aluno poderá manipular o conteúdo, fazer descobertas e criar situações onde haja um melhor aprendizado.

O Brasil possui, hoje, um grande conteúdo de qualidade a disposição dos professores no site do MEC e em outros sites ricos em recursos pedagógicos prontos e também com a possibilidade de poder participar da criação de outros: Como exemplo, temos os objetos de aprendizagem que são recursos pedagógicos digitais.

Os Objetos de Aprendizagem são programas manipulados pelos próprios alunos, que possibilitam a interatividade, a descoberta e um aprendizado mais divertido para o aluno.

Por exemplo: um aluno que tem dificuldade em aprender química, física ou matemática, com os objetos interativos, terá a impressão que está jogando o que possibilitará um aprendizado interessante e eficiente.

Enfim, a tecnologia trouxe inovação para a educação, pois o aluno passa a ser autor da sua aprendizagem e a escola foge da rotina e avança em busca de uma escola viva e dinâmica.

Cabe ao professor buscar meios de se atualizar e participar desse momento tecnológico em que vivemos e levar seus alunos a sentirem prazer em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com