TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DESCRITIVO

Monografias: RELATORIO DESCRITIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório descritivo

1-Entrevista com o(a) gestor(a) da escola

1 – A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

Sim, foi elaborado com a participação de todos colaboradores, CCE, pais de alunos, através de estudos periódicos.

2 – Quais dificuldades e / ou facilidades para sua implantação?

A maior dificuldade foi conciliar o tempo dos colaboradores, para que pudessem se reunir para discutir e elaborar o projeto político pedagógico, pois muitos trabalham em mais de uma escola.T

3 – Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda ou não para a escola.

Os benefícios são inúmeros, a escola com o PPP tem rumo a seguir, um caminho e como foi elaborado com a ajuda de todos atende as necessidades da escola e da comunidade.

2- Entrevista com o professor.

1ª) Como professor, participa ou participou da elaboração do, Projeto Político Pedagógico da suaescola? Qual foi sua atuação?

Sim participei, atuando nas elaborações de algumas formas de trabalho, que a escola podeia adotar, mas em se tratando de um documento democrático, foi sugerindo melhorias que atendesse a toda escola.

2ª)Seu plano de curso, Plano de trabalho ou Plano de ensino foi/ foram elaborados com base no projeto político pedagógico da sua escola? Por quê?

Sim, porque uso o Projeto Político Pedagógico para direcionar o meu trabalho.

3ª)Em seu trabalho, como professora da educação básica, você percebe o Projeto Político Pedagógico como instrumento: ( ) Fundamental para a vida na escola ; ( ) apenas uma exigência formal; ( ) mais um documento que pouco contribui para o cotidiano da escola; ( ) um instrumento da autonomia pedagógica e administrativa da sua escola; ( ) outros. Por quê?

Um instrumento da autonomia pedagócica e administrativa da escola, porque ele dá liberdade para trabalhar e resolver pequenos conflitos sem que seja necessário levar até a SEME e se adequa a realidade da comunidade que a escola atende.

Dados de Identificação do docente entrevistado:

Professor há 05 anos no exercício da docência. Atua como docente no infantil II na escola cantinho dos baixinhos

Terceiro momento: Como base em seus estudos sobre LDB 9394/96, o capítulo básico “Caminhos para a democratização da escola do: a metodologia Projeto Político Pedagógico” e as entrevistas realizadas, vocês deverão responder: por que o Projeto Político Pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática? Respondam a questão em forma de um texto de 20 a 30 linhas.

O Projeto Político Pedagógico é um instrumento muito importante para a construção de uma escola democrática, pois ele é elaborado por colaboradores da escola, representantes de alunos, de pais e da comunidade, assim colocam nele realidades da comunidade sendo um documento de suma importância e não um pedaço de papel utópico que não atenda a necessidade da comunidade em que está situada, é no Projeto Político Pedagógico também que são impostas as regras e normas da escola e direitos e deveres dos alunos, enfim esse documento é de suma importância para o bom andamento da escola.

Após o estudo do capítulo “Caminhos para democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico”, do componente curricular Projeto Político Pedagógico da Escola, peça a um diretor e um professor que atue na escola de Educação Básica escolhida para responderem às perguntas a seguir.

1-Entrevista com o (a) gestor (a) da escola

1- A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

Sim. Ele foi elaborado através de reuniões com toda a comunidade escolar (pais, alunos, funcionários), momento este de participação e opiniões de todos para a sua elaboração.

2-Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

Promover os encontros em horários flexíveis, divergências de opiniões chegando a um denominador comum.

3-Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora consideraisso uma perda, ou não, para a escola.

O PPP da escola tem como objetivo promover aos educadores a integração social e formação de alunos críticos e participativos. Esse projeto está voltado para uma educação que valoriza a diversidade, visando à integridade do aluno, tendo em vista as constantes mudanças sociais e culturais. O PPP é fundamental para a escola, estabelece metas para que possamos buscar desenvolver um ensino de qualidade.

Dados de identificação do diretor entrevistado:

Creocimar Aparecida Pereira

Diretora da Escola Estadual Professor Manoel Rufino(Urucânia)

2-Entrevista com professor

1ª) Como professor(a), participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação?

Participei de alguns momentos que eram mais destinados ao trabalho do próprio professor e no final, de uma discussão sobre o todo.

2)Seu Plano de Curso, Plano de trabalho ou Plano de Ensino foi/foram elaborados com base no Projeto Político Pedagógico da sua escola? Por quê?

Sim. Uma vez que nele está proposto metas, objetivos, estratégias, formas de avaliação, análise de resultados, etc. Além de ser uma forma de experiência de campo, pois assim provamos se o que propomos funciona ou não, e ainda se configura numa ferramenta deplanejamento. Segundo Paulo Roberto Padilha o PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo.

3ª) Em seu trabalho, como professora da Educação Básica, você percebe o Projeto Político Pedagógico como instrumento: ( ) fundamental para a vida na escola; ( ) apenas uma exigência formal; ( ) mais um documento que pouco contribui para o cotidiano da escola; ( ) um instrumento da autonomia pedagógica e administrativa da sua escola; ( ) outros. Por quê?

Um instrumento da autonomia pedagógica e administrativa de sua escola. Uma vez que cada escola constrói o seu, o mesmo envolve-se na realidade de tal instituição, organizando o trabalho pedagógico. No dizer de Nogaro, a ausência de um PPP impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para onde? Então eu acredito no PPP como algo que orienta e avalia.

Dados de identificação do docente entrevistado:

Raimunda Berenice Cassiano Ferreira

18 anos de efetivo exercício. Curso superior normal

Professora da Escola de Educação Especializada Padre Antonio Ribeiro Pinto, trabalha com Português e arte.

3-Elaboração de um texto

Como baseem seus estudos sobre a LDB 9394/96, o capítulo básico “Caminhos para democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico” e as entrevistas realizadas, vocês deverão responder: por que o Projeto Político Pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática? Respondam a questão em forma de um texto de 20 a 30 linhas.

A importância do Projeto Político Pedagógico

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores. Para que as ações planejadas pela escola obtenham êxito é necessária uma democratização política no espaço escolar, na busca de uma gestão autônoma e democrática. Para que haja o desenvolvimento pleno do PPP é necessária a montagem de um plano de educação, com o envolvimento de toda acomunidade a qual ela está inserida, transformando a escola em um espaço de aprendizagem não apenas para os alunos, mas sim para toda a comunidade, permitindo com isso que todos se mobilizem para a construção de uma nova sociedade respeitando sempre a sua cultura e que os seus valores sejam preservados e ensinados na busca de uma escola melhor para todos,.

Assim, o projeto orienta a prática de produzir uma realidade. Para isso, é preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada. É imprescindível que, nessas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias, o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura. O projeto político pedagógico com uma elaboração coerente e participativa pode contribuir para uma organização mais eficaz e inclusiva, e também diminuir alguns desafios educativos que a instituição lida no dia-a-dia.

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »