TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO

Por:   •  25/10/2016  •  Seminário  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO

Relatório da aula de campo realizada no Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB), apresentado a disciplina de Geologia Geral, como parte das exigências para a avaliação da segunda unidade.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        LOCALIZAÇÃO E ACESSO        

4.        ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS        

5.        CLIMA        

6.        HIDROGRAFIA        

7.        ATIVIDADES E MÉTODOS        

7.1        Atividades Preliminares        

7.2        Trabalho de Campo        

7.3        Trabalho Compilatório        

8.        GEOLOGIA REGIONAL E GEOMORFOLÓGICA        

9.        GEOLOGIA LOCAL        

9.1        Descrição das Unidades        

9.2        Interpretações dos Dados        

10.        CONCLUSÃO        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata do estudo geológico da Pedra da Boca (Araruna), Estado da Paraíba, região nordeste do Brasil, realizado por alunos do curso de Geologia da Universidade Estadual da Paraíba, como peça indispensável da unidade curricular Prática de Campo de Geologia Geral. Nele é apresentado o resultado dos estudos de campo, distribuídos e organizados em capítulos.

  1. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho consiste, essencialmente, em praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, ao longo da disciplina Geologia Geral e a partir dessa visão, acompanhados pelo Professor Mácio Teódulo descrever de forma detalhada todos os pontos ou afloramentos de rochas visitados durante a prática de campo, fotografar, identificar minerais, compreender seus aspectos geológicos, compreender eventos que ocorreram no passado e, além disso, registrar o trajeto realizado. Não menos importante que o objetivo anterior é a oportunidade que esse trabalho nos proporciona de ampliar nossos conhecimentos sobre Geologia Geral, o que nos ajudará entender melhor e com maior facilidade as próximas disciplinas de conhecimento geológico. Como a referida região já havia sido objeto de estudo de pesquisadores, concluímos que esses conhecimentos nos serão de grande utilidade, portanto, tornou-se mais um objetivo buscar o máximo de informações possíveis sobre a região em outras fontes de conhecimento.

  1. LOCALIZAÇÃO E ACESSO

A região que foi selecionada como área de estudo para a realização da Prática de Campo de Geologia Geral encontra-se situada na região nordeste da Paraíba, mais precisamente ao longo da PB-073 e de estradas estaduais e vicinais que cortam a porção sudoeste do município de Passa e Fica, que está localizado cerca de 24,7 km de Araruna. Partindo-se das rodovias estadual existe uma boa rede de estradas municipais e vicinais. A escolha dessa área deve-se à variabilidade de tipos de rochas e dos registros dos eventos geológicos que ocorreram no passado e que podem ser percebidos na paisagem contemporânea com a ajuda dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O acesso por terra deu se a partir de Passa e Fica, e pode ser efetuado pela PB-073, no sentido Tacima-São Jose do Campestre/RN, até as proximidades da cidade de Passa e Fica; a parti dai Estradas vicinais e rodovias estaduais facilitam o acesso para os locais de estudo da Prática de Campo.

[pic 1]

Figura 1. Localização da Pedra da boca

[pic 2]

Figura 2. Rota para a Pedra da boca por Passa e fica/RN

  1. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

O Município de Araruna fica a aproximadamente 165 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba. É conhecido principalmente pelo seu clima ameno, e uma das mais tradicionais Festas de São João da Paraíba , festejo popular realizado no final do mês de junho. Nasceu entre 1830 e 1876 . Segundo o censo de 2009, realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população é de aproximadamente 20.009 habitantes. A economia é baseada na Agricultura de subsistência, sendo que o turismo começa a exercer sua influência nesta área. A cidade possui ainda diversos pontos turísticos e cachoeiras. Cachoeira do Macapá são atrações à parte para quem aprecia belas paisagens naturais exóticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (383.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com