TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Exames: RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O estágio descrito abaixo foi realizado na E.M. Profª Inês Rodrigues Cesarotti, localizada no Município de Sorocaba que tem como finalidade o cumprimento das exigências legais do Estágio Supervisionado.

O presente relatório mostra a prática do estágio obrigatório desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino, na turma da 1ª Etapa, com 25 alunos na faixa estaria de quatro a cinco anos.

Tem como finalidade, observação nas atividades em sala de aula e da rotina escolar, analisar o processo de interação professor e aluno, sendo também uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão visando fortalecer a relação teoria e prática.

É um momento de aprendizagem que deve ser explorado ao máximo para que futuros educadores possam elaborar ideias mediante as situações vivenciadas no Estágio, onde tem a somar, proporcionar momentos de troca, tirar possíveis duvidas manter o contato com o novo, é abrir o nosso horizonte para uma prévia do que teremos no futuro.

DESENVOLVIMENTO

Avaliação das atividades de orientação e discussão do Estágio

Para a elaboração deste primeiro relatório a Orientadora do Estágio esclareceu algumas dúvidas e as outras orientações foram através da área restrita no ambiente modle, da tutora a distância e com a ajuda do manual que existe no PLT, assim as dúvidas que existiam foram sanadas.

O relatório foi, portanto concluído com clareza e seguindo as orientações para o que foi pedido. Sempre que surgia alguma novidade, a Orientadora do Estágio sempre estava pronta para auxiliar a todos os alunos sala.

Sendo assim cada etapa foi vencida, cada degrau alcançado e a elaboração desse relatório foram concluídos.

a-) Observação e Interação.

Apresentação do Estágio na Unidade Escolar

Todos na escola têm muito carisma e o acolhimento é sentido desde os funcionários da limpeza até a direção escolar, os alunos são receptivos e calorosos, havendo assim grande colaboração da parte de todos para a realização do Estágio.

Apresentação da unidade Escolar:

E.M./CEI Profª Inês Rodrigues Cesarotti

Localizada na Zona Norte de Sorocaba, na Rua Maria Moreno Trugilano – bairro Vitória Régia

Telefone: 3302-4932

Diretor: Fabiana A. Pereira Jochi

Vice-diretora: Sandra Rodrigues

Orientadora pedagógica: Gislene Sales da Silva

Sua infraestrutura:

01- Sala da diretoria.

01- Sala da coordenadoria pedagógica.

01- Sala de secretária.

01-Sala de inclusão

01-Sala dos professores

01-Teatro

01- Biblioteca/Videoteca

01-Sala de dança

01- Laboratório de Informática.

03-Pátios.

02-Cozinhas.

02-Refeitórios

01- Almoxarifado.

08-Salas de aula.

08- Banheiros 4 femininos/ 4 masculinos

01- Quadra poliesportiva.

02-Parques: escorregador, gangorras, balanços, gira-giras .

01- Tanque de areia com baldes e brinquedos pedagógicos.

A escola está localizada na Zona Norte de Sorocaba e fica próxima da avenida central que liga ao centro.

Hoje ela conta com um diretor, um vice-diretor e uma orientadora pedagógica, os funcionários da limpeza são terceirizados e na secretaria há 03 funcionários. .

A escola hoje possui turmas em período integral, estes participam da Oficina do Saber onde desenvolvem atividades como música, teatro, dança entre outras. Aos fins de semana a escola é aberta para que a Comunidade possa participar das atividades de lazer ou até mesmos para sentar e conversar.

As turmas de Educação Infantil, na qual foi realizado o estágio, em sua maioria estão ingressando e tendo os primeiros contatos com o mundo da leitura e escrita devido a sua realidade social, portanto compreendem pouco a função social da leitura e da escrita, têm pouca noção das regras de convivência e interação solidária. .

As concepções e desafios deste grupo são para que os alunos desenvolvam o processo de alfabetização e letramento de forma concreta e lúdica, a criatividade, a apreciação, a atividade artística, jogos interativos e brincadeiras respeitando o ritmo individual das crianças. Na meta da leitura que todos realizem o desenvolvimento dos primeiros passos, podendo assim identificar o primeiro nome expressar com sequência lógica em linguagem adequada para idade, na meta de escrita que escrevam entendam a representação dos números e sua função na vida cotidiana, resolvam situações problemas com estratégias pessoais, aprendam a conviver solidariamente com respeito às diferenças na diversidade.

b-) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

Orientadora Pedagógica: Dorcas Theodoro dos Santos

1- Resumidamente, quais são as suas atribuições?

R.: Contribuir para o acesso e permanência do educando na escola, ser mediador no processo ensino aprendizagem através do acompanhamento das turmas, oportunizando formações aos docentes a partir das necessidades apresentadas, coordenar a elaboração, execução e avaliação de projetos, planos, programas em consonância com a direção.

2- Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?

R.: O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com