TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I -MATEMATICA

Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I -MATEMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

Este relatório apresenta, de forma descritiva, as experiências vividas no campo de estágio durante a realização do Estágio Supervisionado I, onde foi desenvolvido um trabalho com os alunos do 7º ano A e B da Escola Municipal de 1º Grau Rui Barbosa, baseando-se no Plano de Ação desenvolvido através de observações feitas em aulas de matemática do 6º ao 9º ano, nos PCNs e em pesquisas feitas sobre alguns teóricos da área, tendo em vista a construção do conhecimento matemático por parte do educando de forma ativa, participativa e criativa. Destacam-se também os métodos utilizados, as atividades desenvolvida, os objetivos alcançados, as dificuldades encontradas, os recursos utilizados e os resultados obtidos.

JUSTIFICATIVA

Dados estatísticos demonstram uma deficiência no conhecimento matemático de acordo com os níveis de ensino e um dos motivos pode estar na forma como os conteúdos são aplicados.

Através de observações feitas em aulas de matemática, notou-se uma desmotivação dos alunos com relação aos conteúdos aplicados, onde os mesmos eram passados de forma tradicionalista, não estimulando o educando a construir o seu próprio conhecimento.

Números não bastam numa aula de matemática. Para que as aulas se tornem interessantes e atrativas é necessário que o professor utilize novos métodos que possam integrar a teoria a prática onde ele seja um mediador, facilitador, incentivador, avaliador e organizador na construção do processo ensino-aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A E.M.P.G. Rui Barbosa escolhida para a realização das etapas do Estágio Supervisionado I, está situada à Rua do Posto S/N, no povoado de Água de Rega, município de Iraquara – Bahia. Tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal e também recebe recursos através do PDE e PDDE. Esta escola foi fundada no ano de 1948 onde atendia apenas o curso primário, mas, atualmente atende uma clientela de 315 alunos em três turnos: matutino, alunos do Ensino Infantil (pré-escola) e do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano; vespertino, alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e no noturno, o curso Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu corpo docente é formado por onze professores, além de quatro coordenadoras que fazem visitas periódicas à escola auxiliando os professores nos seus planejamentos. A administração escolar fica ao cargo da diretora e do secretário. Conta também com o trabalho de dois auxiliares de escritório, três faxineiras e uma merendeira.

Sua estrutura física é composta de seis salas de aula, uma secretaria, uma cantina, uma sala para professor, um depósito para guardar merenda e três banheiros.

O projeto político pedagógico da escola está em fase de construção e sua prática pedagógica tem uma tendência tradicionalista onde o professor se apega muito ao livro didático e ao quadro-branco.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

INTRODUÇÃO

A matemática sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma disciplina complexa e de difícil compreensão. Observando aulas de matemática na Escola Rui Barbosa foram

identificados alguns pontos negativos que afetam diretamente na aprendizagem dos alunos, entre eles destacam-se: falta de qualificação profissional, aulas expositivas limitadas apenas ao livro didático e ao quadro-branco, espaço físico inadequado etc..

Procurando minimizar essa situação, foram desenvolvidas ações, baseando-se nos PCNs e em pesquisas sobre alguns teóricos da área, através de métodos considerados inovadores e criativos onde o educando passa a ser um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento e inserir como cidadão no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.

METODOLOGIA

Durante o desenvolvimento das ações em sala de aula foram utilizados métodos e práticas consideradas inovadoras e criativas tais como: jogos, brincadeiras, pesquisas etc., tornando as aulas dinâmicas, atrativas e participativas para os alunos. Foram explorados fatos históricos da matemática para que os alunos entendam a funcionalidade dos conteúdos aplicados e possam utilizá-los em situações futuras.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Diante da autorização legal para a realização do Estágio Supervisionado I, entrei em contato com a direção e os professores de matemática da Escola Municipal de 1º Grau Rui Barbosa, localizada no povoado de Água de Rega, Iraquara – Bahia, com o intuito de realizar o estágio. Na oportunidade foi apresentado o Plano de Ação, o qual foi construído com base em observações feitas em aulas de matemática do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de acordo com algumas fundamentações teóricas.

Após ter feito as apresentações, iniciei os meus trabalhos de

estágio através de observação e cooparticipação em algumas aulas de matemática do 6º ao 9º ano, onde foi realizado o registro de atividades pedagógicas dos professores regentes que serviu de ponto de partida para o diagnóstico criterioso do campo de estágio e também foi referência para organizar as ações das etapas posteriores.

Durante a observação e cooparticipação foi identificado alguns pontos críticos já destacados no Plano de Ação, como: desmotivação dos alunos em relação aos conteúdos aplicados; aulas expositivas limitadas apenas ao livro didático e ao quadro-branco etc.

Tendo esses dados em mãos, foi desenvolvido um trabalho com as turmas do 7º ano A e 7º ano B, através de um planejamento feito com base nos PCNs, em pesquisas realizadas sobre alguns teóricos na área de matemática, livros didáticos etc., visando despertar no educando o interesse pelo conhecimento matemático, tornado-o capaz de aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com