TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Matemática II – Curso de Matemática

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Disciplina: Estágio Supervisionado em Matemática II – Curso de Matemática

Professor: Mário Selhorst

Nome do aluno:

Código acadêmico: 467573 Data: 12/02/2014

Na Unidade 1, no EVA, você encontra nas Leituras obrigatórias a indicação da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática no Ensino Fundamental. A partir da sua leitura desenvolva os seguintes itens:

(1) Quais as orientações didáticas relativas ao conteúdo “grandezas e medidas” para o ensino fundamental (terceiro e quarto ciclos).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática têm como finalidade de fornecer elementos para ampliar o debate nacional sobre o ensino dessa área do conhecimento, socializar informações e resultados de pesquisas, levando as conjunto dos professores brasileiros.

Visam à construção de um referencial que oriente a prática escolar de forma a contribuir para que toda criança e jovem brasileiros tenham acesso a um conhecimento matemático que lhes possibilite de fato sua inserção, como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais explicitam o papel da Matemática no ensino fundamental pela proposição de objetivos que evidenciam a importância de o aluno valorizá-la como instrumental para compreender o mundo à sua volta e de vê-la como área do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Destacam a importância de o aluo desenvolver atitudes de segurança com relação à própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, de cultivar a autoestima, de respeitar o trabalho dos colegas e de perseverar na busca de soluções. Adotam como critérios para seleção dos conteúdos sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo. Indicam a Resolução de Problemas como ponto de partida da atividade Matemática e discutem caminhos para fazer Matemática na sala de aula, destacando a importância da História da Matemática e das Tecnologias da Comunicação.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática apresentam os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo, assim como os conteúdos para desenvolvê-las. São apontadas as possíveis conexões entre os blocos de conteúdos, ente a Matemática e as outras áreas do conhecimento e suas relações com o cotidiano e com os Temas Transversais. Os PCNS não são obrigatórios a utilização deles, mas sem dúvida ajudar muito nas construções dos planos de aula e um ótimo livro para o dia –a dia do Professor. Vamos falar um pouco de Grandezas e Medidas.

Na vida em sociedade, as grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as atividades realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano”. PCN pg.51. Vemos com essa definição a grande necessidade do conhecimento básico que é fornecido ao aluno no ensino fundamental.

No dia-a-dia dependemos do conhecimento das operações matemáticas elementares para podermos viver melhor. Em todos os momentos de nossas vidas precisamos estar efetuando cálculos.

“No estudo dos conteúdos referentes a Grandezas e Medidas nos terceiro e quarto ciclos é preciso retomar as experiências que explorem o conceito de medida. Por exemplo, para medir o comprimento de um objeto, o aluno precisa saber quantas vezes é necessário aplicar uma unidade previamente escolhida nesse objeto, ou seja, executar duas operações: uma geométrica (aplicação da unidade no comprimento a ser medido) e outra aritmética (contagem de quantas unidades couberam). Os mesmos procedimentos são utilizados para obter áreas e volumes. Evidentemente, essa constatação somente será percebida em situações em que as medidas são acessíveis a essas comparações e contagens” PCN pg.128

No decorrer do ensino fundamental os alunos já precisam estar muito familiarizados com as operações matemáticas que envolvem as grandezas e medidas, pois este conhecimento lhes será essencial para todo decorrer de suas vidas e muito provavelmente, aqueles que se encontrarem nesse meio com maior facilidade terão acesso as profissões que dependem diretamente da velocidade do raciocínio matemático uma maior adaptação em relação aos outros.

Obviamente vemos que o estudo desta área da matemática que não é simplesmente utilizada para compor um currículo escolar, é bem maior do que se observa num primeiro momento, pois se bem aplicada, será fundamental em suas vidas para sempre.

As diferentes grandezas: comprimento, tempo, massa, temperatura e a utilização de instrumentos de medida como: transferidor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com