TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA MÍDIAS TRADICIONAIS DE SUSTENTAÇÃO

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana

RELATÓRIO DE PESQUISA

MÍDIAS TRADICIONAIS DE SUSTENTAÇÃO

MICARETA

Cau Preto

Feira de Santana, 2015.


Iasmin Souza

Priscila Lima

Priscila Lizandra

Raquel Oliveira

Wilian Machado

 MÍDIAS TRADICIONAIS DE SUSTENTAÇÃO

MICARETA

Cau Preto

UNEF

Feira de Santana, 2015

AGRADECIMENTOS

Ao professor Cau Preto, pelas intensas afecções que nos proporcionou, possibilitando outras maneiras de realizar e pensar sobre a mídia e seus meios de produção e conhecimentos. Especialmente pela ajuda neste trabalho, com uma intensa presença e orientação: na definição da pesquisa, no percurso teórico, na possibilidade de uma metodologia criativa, no acompanhamento efetivo à produção dos dados e nas várias leituras importantes acerca do tema.

A equipe por contribuir de maneira efetiva para que o trabalho fosse realizado.

Seja qual for a origem da comunicação entre os homens,

descobriu-se que,

quando a emoção é expressa de um modo particular

e o receptor experimenta as mesmas emoções,

a comunicação é um sucesso.

 Roberta Defaveri


RESUMO

Nesta pesquisa partimos das experiências vividas/realizadas por nós estudantes percorrendo traços-fragmentos de experiências midiáticas. Buscamos, com este estudo, compreender possibilidades práticas de construção-expressão de conhecimentos através das mídias tradicionais de sustentação no meio publicitário, operadas pelos profissionais da área nos/dos/com os cotidianos da nossa cidade. Procuramos, ainda, entender os processos de criação e de negociação/produção. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa, delineando, através de entrevistas a utilização das linguagens na produção de informações nesse projeto de mídia. Percebemos que as experiências realizadas com a pesquisa configuram oportunidades significativas de construção de conhecimentos e de apropriação dos recursos das mídias-linguagens por meio da produção desses suportes (outdoors, panfletos, painéis) textos-informações, orais e escritos, veiculados nos cotidianos da nossa instituição e na nossa cidade. Esses meios de comunicação tradicionais afetam a nossa vida no dia a dia, provocando-nos curiosidades em nossas maneiras de ver/pensar/agir, ampliando nossas possibilidades de inserção, interferência-transformação e participação na sociedade.


SUMÁRIO

RESUMO        

SUMÁRIO        

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

2.1.        OBJETIVO GERAL        

3. JUSTIFICATIVA        

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

O CARRO DE SOM É EFICIENTE NO SEU OBJETIVO, ELES RESISTEM À MODERNIDADE, INVADEM CONVERSAS, INTERROMPEM PENSAMENTOS, LEMBRAM DA PROMOÇÃO ESQUECIDA. JULGADOS COMO INCONVENIENTES POR UNS, MAS COMPETENTES POR OUTROS, OS CARROS DE SOM CONTINUAM RODANDO. A LÓGICA NÃO MUDOU: UM MEIO DE TRANSPORTE, CARREGANDO UM EMISSOR DE SOM. AS MENSAGENS E O JEITO DE COMUNICAR É QUE EVOLUÍRAM. SE ANTES SÓ ANUNCIAVAM VELÓRIOS, NOTÍCIAS E A VENDA DE PAMONHA, HOJE SÃO USADAS PARA DIVULGAR GRANDES FESTAS COMO A SOMMERFEST EM BLUMENAU E ATÉ VAGAS DE EMPREGO. TAMBÉM É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A VEICULAÇÃO EM LOCAIS PRÓXIMOS A HOSPITAIS, CASAS DE REPOUSO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, BIBLIOTECAS, FÓRUM E OUTROS EDIFÍCIOS PÚBLICOS, OS VEÍCULOS AUTORIZADOS PODEM VEICULAR PROPAGANDA DAS 8 HORAS ÀS 18 HORAS SOMENTE NAS ÁREAS PERMITIDAS. DENTRO DA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA NÃO É COMUM SUA UTILIZAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO.        

5. METODOLOGIA        

5.1 CRONOGRAMA        

6. RESULTADOS ALCANÇADOS        

7. CONCLUSÕES        

8. REFERÊNCIAS        

ANEXOS        


  1.         1. INTRODUÇÃO

Este relatório de pesquisa foi desenvolvido como uma forma de sermos avaliados em Mídia, no curso de Comunicação Social da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana sobre o tema “Mídias Tradicionais de Sustentação”, um projeto organizado pelo professor Cau Preto durante a primeira unidade deste semestre letivo.

O outdoor é uma excelente mídia de impacto, por ser uma mídia externa e estar exposta durante 24 horas por determinada quantidade de dias, além de, ser direcionada para os mais diversos públicos. É importante sabermos a sua importância e discutir a sua posição no espaço físico da paisagem urbana da nossa cidade. Por isso, nos dedicamos com essa pesquisa para tentar entender como melhor ele funciona.

São poucos os consumidores que lêem jornais ou folheiam uma revista enquanto compram algum produto, ou tampouco vêem uma televisão ou escutam um rádio. Porém, um outdoor bem situado pode servir como material de ponto de venda que às vezes até decide a compra final por parte do consumidor, ou até mesmo informa sobre determinado produto que esse consumidor não conhecia. Fazendo uma analogia com outro meio de comunicação em massa temos a frase "a televisão invade os nossos lares", sendo assim, pode-se concluir, da mesma forma, que o outdoor invade as nossas ruas. Salve a restrição de que: é impossível desligar um outdoor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com