TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA O DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE

Por:   •  26/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  1.499 Visualizações

Página 1 de 10

       CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO
                                  DANIEL BARBOSA VIEIRA

                                   PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DE ADITIVOS ZOOTÉCNICOS ALIMENTARES SOBRE
                 O DESEMPANHO DE FRANGOS DE CORTE

                                               
                                             

                                                     PATROCÍNIO
                                                            2017

                                  DANIEL BARBOSA VIEIRA

 AVALIAÇÃO DE ADITIVOS ZOOTÉCNICOS ALIMENTARES SOBRE
                   O DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP, como requesito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador: Profª. D. Sc.  Ana Beatriz Traldi



                                                     PATROCÍNIO
                                                            2017

1-Introdução

       O setor avícola brasileiro vem desenvolvendo-se gradativamente e, na atualidade, é considerado o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, o segundo maior consumidor e também o maior exportador do setor, havendo ainda, segundo previsões de economistas, espaço para ampliar as negociações com outros países, alavancando ainda mais a sua importância no cenário mundial (JANK, 2014). E os fatores responsáveis para o desenvolvimento extraordinário do setor avícola decorem dos estudos em genética, nutrição, manejo e sanidade no setor.

Entretanto, em decorrência do grande avanço de todo o setor avícola, houve também um aumento de cargas patológicas indesejáveis, fazendo com que fossem introduzidos aditivos antimicrobianos (antibióticos promotores de crescimento) na atividade sendo umas das alternativas para minimizar os danos gerados por estes microorganismos.

Após um longo período de utilização destes aditivos antimicrobianos (antibióticos promotores de crescimento) os mesmos passaram a ser vistos por várias entidades e órgãos responsáveis, os quais possuem como finalidade a garantia da segurança alimentar da população, como sendo um fator de risco a saúde humana pelo fato de gerar o ganho de resistência cruzada de microorganismos patogênicos e também poder ocasionar riscos de reações de hipersensibilidade em pessoas aos resíduos de antimicrobianos nos alimentos de origem animal (GOMES, 2008).

Desta forma, vem se pesquisando a utilização de produtos naturais que possam substituir a utilização dos antibióticos promotores de crescimento, eliminando a resistência dos microrganismos patogênicos e os riscos que estes geram a saúde humana.

Neste sentido, objetivou-se avaliar os índices de eficiência produtiva em frangos de corte com a adição e sem a adição de probiótico na ração, tendo em vista que o mesmo vem sendo amplamente estudado e discutido em pesquisas, por se tratar de um produto natural que possui as mesmas funções dos antibióticos promotores de crescimento tendo a capacidade de manter o equilíbrio da microbiota intestinal, controlando os microorganismos patogênicos, auxiliando no desenvolvimento animal e não tendo restrições ao seu uso.


2-OBJETIVOS

2.1-Objetivo geral

          O objetivo deste experimento será avaliar o uso de aditivos zootécnicos alimentares sobre o desempenho de frangos de corte.

2.2-Objetivos específicos

Os objetivos específicos deste trabalho serão:

  • O uso de elementos probióticos na alimentação de frangos de corte;
  • Avaliação do ganho de peso com e sem a utilização de probióticos na alimentação;
  • Avaliar a conversão alimentar.


3-JUSTIFICATIVA


             A pesquisa objetivará a demonstração do melhor rendimento com o uso de probióticos, já que auxiliam na flora intestinal e também fortalecem o sistema imunológico, deste modo evitando a presença de bactérias patogênicas que podem causar doenças infecciosas nas aves de corte. A oportunidade da pesquisa trará uma solução para a criação de aves de corte com maior rendimento e menor taxa de doença, conseguindo em menor tempo a maior produtividade.
             A propositura do projeto trará para a sociedade uma produção mais eficiente e com menor perda de animais, aumentando o lucro do produtor rural que poderá produzir em menor escala e até mesmo em empresas especializadas na criação de frangos de corte.
             O projeto irá trazer ao mercado a redução do uso de estimulantes artificiais para o crescimento, que por um ângulo auxiliam na produção, porém, por outro lado prejudicam o animal. Logo, o uso de probióticos irá beneficiar a cadeia produtora de frangos de corte.

4-MATERIAL E MÉTODOS

4.1-Local e data do experimento             

              A pesquisa será realizada na fazenda São Judas Tadeu no Município de Patrocínio/MG, ela terá seu início no dia 14 de maio de 2018, com duração de 42 dias, e terminará no dia 17 de junho de 2018.

4.2-Tratamentos do experimento

               Para o experimento será utilizado o probiótico Baymix®  Grobig™  BS, contendo como ingrediente ativo o Bacillus subtilis QST 713 e como composição: produto de fermentação de Bacillus subtilis QST 713, terra diatomácea, amido de milho e sulfonato de lignina, licenciado no Ministério da Agricultura sob N.º SP 59374 30003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com