TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS INICIAL MATERNAL

Por:   •  8/5/2017  •  Dissertação  •  4.340 Palavras (18 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 18

ÁGATHA

Agatha adaptou-se com naturalidade ao ambiente escolar e à turma, demonstrando-se meiga, carinhosa e tranquila. Quando algum colega faz algo de que não goste, chora muito sentida. Interage muito bem com os colegas e a professora. Mostra-se sempre pronta a auxiliar os colegas nas atividades, inclusive as refeições. É tão querida pelos menores, que procuram estar sempre próximos a ela. Respeita normas e regras com facilidade. Compartilha materiais, brinquedos e espaço com os colegas[a].

Participa com interesse das tarefas desenvolvidas; durante as histórias, questiona e opina. Gosta de recontar as histórias preferidas ainda não organizando os fatos. Aos poucos está desenvolvendo a noção de número, contando os dedinhos e objetos.  Aos poucos também vem identificando as cores primárias, mas ainda não as nomeia. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada ao chão. Gosta de Linguagem musical e corporal, movimentando-se com normalidade e demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Gosta muito de brincar com massinha, blocos de encaixe e imitar a Bela do filme Frozen. Ágatha é muito cuidadosa com seu corpo, com seus pertences, com os da salinha e dos colegas[b].

ANGEL ELIAS

Sua adaptação ao ambiente escolar e a turma se deu de forma natural, demonstrando alegria e timidez.

Angel está sempre atento ao que se passa ao seu redor; embora não fale a nossa língua, pois é Boliviano, consegue se comunicar com os colegas e a professora, fazendo-se ser entendido e entendendo o que lhe é falado. Estabelece relações de amizade e carinho com os que lhe cercam. Em alguns momentos demonstra egocentrismo ao partilhar brinquedos, o que é normal para sua idade.

Mesmo não falando nossa língua, o aluno demonstra muito interesse em ouvir as histórias contadas, reconta-as a seu modo e de acordo com o que vê nas imagens e em sua língua. Participa das rodas de conversa e conta suas novidades. Gosta muito de manusear livros[c].

Demonstra muita habilidade ao manusear massinha, blocos de encaixe e quebra cabeças com 6 peças. O aluno consegue montá-los a partir de prévia observação. Sua predileção é por qualquer tipo de brinquedo de encaixe e caminhãozinho com animais. Aos poucos vem identificando as cores primárias, nomeando somente a cor vermelha e obtendo noção de número, contando os dedinhos e objetos.

Movimenta-se bem demonstrando desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada ao chão[d].

BEATRIZ CRISTINA

Sua adaptação à escola e a turma se deu de forma tranquila. Algumas vezes chorou não querendo ficar, tendo sua mãe de permanecer em sala por um determinado tempo para que se acalmasse. Interage muito bem com os colegas e a professora.

Beatriz é meiga, muito ativa e tem espírito de liderança em momentos de brincadeira com o grupo;  demonstrando dinamismo, alegria e independência. Recebe com carinho os amigos que chegam, nota quando falta alguém e preocupa-se com a ausência. Gosta de abraçar e dar colo aos colegas que se mostram tristes. Respeita e aceita normas e regras com facilidade. Quando algum colega faz algo de que não goste, chora muito sentida[e].

A aluna demonstra gosto e interesse durante as histórias contadas e ao manusear livros. Ainda não as reconta organizando os fatos, mas se questionada, responde com clareza. Ainda não articula bem as palavras. Suas histórias preferidas são as de princesas. Aos poucos vem reconhecendo sem nomear as cores primárias e desenvolvendo a noção de número, contando objetos e os dedinhos.

Beatriz gosta de brincar de massinha, blocos de encaixe, de fazer de conta que passa roupinhas e fazer comidinhas. Tem predileção pela linguagem musical e corporal. Adora coreografias. Movimenta-se bem demonstrando desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada ao chão[f].

BRAYAN

Sua adaptação à escola e ao grupo foi um pouco demorada, pois chorava muito e por várias vezes sua mãe precisou ficar com ele na salinha para que se acalmasse.

Brayan é sempre atento ao que se passa ao seu redor, percebe tudo a sua volta e demonstra muito interesse nas atividades que envolvem pintura. Comunica-se pouco, mantendo-se calado e quieto a maior parte do tempo. No princípio achava que ele ainda não sabia falar, só que o observando vi que fala tudo, mas quando quer; porém ainda não articula bem as palavras. Vem sendo incentivado a desenvolver a linguagem oral pela professora e pelos próprios colegas, fazendo-lhe perguntas e questionando-o constantemente. Mostra-se independente em determinadas situações como ir ao banheiro sozinho e alimentar-se[g].

Durante as histórias permanece muito atento, interagindo com sorrisos ou expressões que acompanham as sensações dos personagens. Mostra-se eufórico querendo ver as imagens do livro e gosta muito de folheá-los. Interage bem com a professora e com alguns colegas mais por meio de gestos do que com a própria fala. Ainda não articula

Gosta muito de pular, correr, rastejar e brincar com blocos de encaixe e massinha; momento em que interage melhor, vindo me mostrar às cobrinhas gigantes que faz e com os “carros” ou “super-heróis” que monta. Tem predileção pelo Superman; quando vamos ao parquinho corre para pegar e vestir a fantasia do personagem, chegando a incorporá-lo imitando suas ações.

Movimenta-se bem demonstrando desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Vem conseguindo orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada ao chão. Aos poucos vem identificando as cores primárias e demonstra que o azul e o vermelho são as suas prediletas, mas ainda não as nomeia. Faz contagem oral através das músicas cantadas mostrando os dedinhos[h].

CÁSSIO

Adaptou-se com naturalidade ao ambiente escolar e à turma, demonstrando-se muito comunicativo, meigo, carinhoso, participativo e ativo. Interage muito bem com a professora e com os amigos; respeitando normas e regras com facilidade. Divide brinquedos e materiais com os amigos. É muito cuidadoso com seus pertences, com os dos colegas e os da salinha. Gosta muito de auxiliar a professora e os amigos na rotina diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com