TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Dissertações: RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE EMPRESARIAIS

FÁBIO SILVA DE LIMA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MELHORIAS EM COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

VLADIMAR FERNANDES DE JESUS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MELHORIAS EM COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Relações Interpessoais e Empresariais .

Prof. Esp. Valéira Rufino

Guarulhos

2014

SUMARIO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ....................................................... 5

Níveis de Estudos do Comportamento Organizacional ............................... 5

AS MELHORIAS EM COMUNICAÇÃO E COM A LIDERANÇA ...................... 6

Caso .................................................................................................................. 9

Conclusão ....................................................................................................... 10

Bibliografia ..................................................................................................... 11

- Levantar através de pesquisas (citações e relatos de empresas), a importância do estudo do comportamento organizacional dentro das organizações.

O tema deverá abordar também as melhorias em comunicação e com a liderança.

Respostas

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turno ver e promover engajamento e harmonia entre os stake holders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Níveis de Estudos do Comportamento Organizacional:

Entre os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais, destaca-se:

Nível Individual – Estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho.

Nível Grupal – Estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

AS MELHORIAS EM COMUNICAÇÃO E COM A LIDERANÇA

Dez dicas para melhoria da comunicação no trabalho e com a liderança

1. O melhor indicador de sucesso da comunicação é a resposta obtida. Se você não tem o retorno desejado, mude conteúdo, formato ou meio de comunicação. A responsabilidade do sucesso na comunicação é do emissor. Normalmente os grandes comunicadores são flexíveis e perceptivos sobre as necessidades das outras pessoas.

2. Direção e alta gerência devem liderar o processo de revisão dos processos de comunicação para identificar ruídos, bloqueios e distorções. O exemplo dos executivos geralmente é seguido por toda a organização. Melhorar a comunicação normalmente demanda tempo, persistência e disciplina e traz enormes ganhos de produtividade e motivação. E isso só é possível quando o exemplo vem de cima.

3. Identifique os vícios de linguagem, palavras a serem evitadas e faça uma campanha de conscientização para toda a equipe. O bom humor ajuda neste processo. Foque nos problemas e não em quem tem o problema. Valorize a melhoria da capacidade de comunicação oral e escrita. Invista em palestras e cursos na empresa e coloque a expressão verbal como item de avaliação profissional.

4. Grande parte dos ruídos e bloqueios na comunicação não está no verbal, nas palavras, e sim no não-verbal, no tom de voz, gestos, posturas corporais. Ou seja, muitas vezes o problema não é o que se fala, mas como se fala. Para eliminar problemas que não são sequer nomeados ou conscientes, é necessário criar um código interno de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com