TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELÁTORIO DE ESTÁGIO MAGISTERIO

Pesquisas Acadêmicas: RELÁTORIO DE ESTÁGIO MAGISTERIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este estágio teve como objetivo desenvolver um relatório de observação onde pode analisar a metodologia e a didática docente de uma escola. Proporciona a nós futuro educadores, um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor de educação infantil.

O presente relatório de estágio foi desenvolvido com base em observações realizadas Cemei ... ................., situada na ............ ........ nº86, Bairro Santa Lúcia, na cidade de ............................. Esta instituição da rede municipal atende hoje cento e vinte alunos sendo, sessenta matutino e sessenta vespertino, na faixa etária de dois a cinco anos.

Durante o período de permanência na instituição foi possível verificar o ambiente escolar, a sala de aula e como acontecem os processos de interação aluno/aluno e aluno/professor. Observações criteriosas nos permitiram entender na prática um pouco mais de como se dá o processo de ensino – aprendizagem nessa faixa etária.

A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil. Um dos objetivos do estágio é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.

2. DESENVOLVIMENTO

OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA SALA DE AULA

No período de 31 de março a 11de abril, acompanhei as atividades escolares desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades, realizadas na Pré-Escola lI, composta por 20 alunos com idade de cinco anos, no período vespertino, no CEMEI ..............................., com início ás 13hs até às 17.15.hs. No primeiro dia de estágio fui apresentada aos alunos, que mim receberam bem, foi possível perceber que antes das atividades proposta, a professora conversava fazendo perguntas, fatos e acontecimentos do cotidiano, antes de iniciarem as atividades as crianças recebe um lanche, depois entram para sala cantam músicas infantis fazem orações. A professora faz a contagem dos presentes e trabalha com calendário, mês e dia. Ás 14.40hs horário da merenda e ás 16.30hs o momento do recreio, onde as crianças brincam e são observados pela a professora. Nos dias em que eu observei teve o momento das crianças com a dentista, palestras ensinadas a importância da escovação e cuidados com dentes crianças que precisam de tratamento ceram atendidas pelos dentistas. Na escola também tem momento de filme, as crianças levam filmes infantis e musicais para assistirem. A estruturada da escola é pequena, um banheiro, três salas pequenas, uma secretaria, cozinha e sala com televisão e armários para colocar materiais dos alunos.

As atividades feitas na sala de aula têm planejamentos mensais e semanais, onde o professor trabalha com tema referente ao mês. Nos dias da minha observação foram trabalhados os temas: Alimentação variadas e nutrição e com a letra T, P.

Foram aplicadas atividades relacionadas as letras trabalhadas. Professora falou da importância deu uma alimentação saudável, tipos de frutas e verduras, e deu atividades sobre o tema.

¬

Na sala de aula observei o desenvolvimento das crianças através de atividades como: soma de numerais, contagem dos números, para ver até quanto à criança estava conhecendo os números, trabalhou cores secundarias e primarias.

Observei que algumas crianças neste período têm dificuldades em conhecer algumas letras e números, algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com