TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELÓGIOS COMPARATIVOS

Tese: RELÓGIOS COMPARATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

RELÓGIOS COMPARADORES:

Definição:

O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala. Quando o ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

Características:

* Faixa de Medição: É definida como a faixa de utilização do instrumento, dentro do qual se admite que o erro do instrumento de medição mantenha-se dentro dos limites especificados.Para os relógios comparadores é o movimento completo da haste de comando. Os relógios comparadores mais comumente usados possuem faixa de medição de 10 mm.

* Resolução: Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida, ou seja, menor leitura do instrumento. Nos relógios comparadores é a menor divisão do mostrador. Os relógios com faixa de 10 mm a resolução é 0,01 (m) e os relógios com faixa de 1 mm a resolução é 0,001 mm.

Leitura:

Observemos um relógio comparador com faixa de operação de 10 mm e resolução de 0,01 mm. Cada graduação do mostrador representa 0,01 mm. A cada 10 graduação está numerado, portanto 10 significam 0,10 mm, o número 20 significa 0,20 mm, e assim por diante.

Existe no mostrador um total de 100 graduações, portanto cada volta completa do ponteiro é igual a 1 mm e que o ponteiro dá um total de 10 voltas, para completar sua faixa de 10 mm. Cada uma destas voltas é registrada pelo ponteiro pequeno, chamado conta-voltas.

Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida.

Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

Aplicações:

- Verificação de paralelismo;

-Verificação de excentricidade de peça montada na placa de torno;

-Verific Verificação de concentricidade;

-Verificação do alinhamento das pontas de um torno;

-Verificação de superfície plana;

-Alinhamento de centragem de peças em maquinas;

-Controles internos;

Tipos de relógios comparadores:

Existem vários modelos de relógios comparadores. Os mais utilizados possuem resolução de 0,01 mm. O curso do relógio também varia de acordo com o modelo, porém os mais comuns são de 1 mm, 10 mm, .250" ou 1".

- Relógio com ponta de contato de alavanca (apalpador):É um dos relógios mais versáteis que se usa na mecânica. Seu corpo monobloco possui três guias que facilitam a fixação em diversas posições.

- Tipos de apalpador: Com reversão automática do movimento da ponta de medição. Com alavanca inversora, a qual seleciona a direção do movimento de medição ascendente ou descendente.

Alguns trazem relógios limitadores de tolerância. Esses limitadores móveis, ser são podendo nos e ajustados valores mínimo máximo permitidos para a peça que será medida. Em alguns modelos, a escala dos relógios se apresenta perpendicularmente em relação a ponta de contato, vertical. E, caso apresentem um curso que implique mais de uma volta, os relógios comparadores possuem, além do ponteiro normal, outro menor, denominado contador de voltas do ponteiro principal.

Acessórios:

Existem ainda os acessórios especiais que se adaptam aos relógios comparadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com