TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUERIMENTO PARA RECURSO DE MULTA EM 2ª INSTÂNCIA

Por:   •  12/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.540 Palavras (27 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 27

COMPONENTES DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Elementos pré-textuais:     Capa (vide anexo)

                                             Contracapa ou Folha de Rosto (vide anexo)

                                             Resumo

                                             Sumário

Elementos textuais:  1. Introdução

      2. Desenvolvimento

                                3. Conclusão

Elemento pós-textual: Referências 

ORDEM DOS ELEMENTOS NA ESTRUTURA DO ARTIGO

TÍTULO – Traduz a essência do artigo, descrevendo-a de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta (a capa e contracapa).

AUTOR – nome completo do autor (capa e contracapa).

CAPA (vide anexo)

FOLHA DE ROSTO (vide anexo)

RESUMO (apenas em língua portuguesa)

             Configura-se como a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, constituindo-se como uma síntese do artigo; constitui-se de frases objetivas e afirmativas.  Deve ser redigido de modo completo, ainda que breve (dez linhas, 100 palavras, um parágrafo único), procurando realçar os principais aspectos abordados. É a descrição sumária de sua totalidade. É importante salientar que não deve haver rodeios ou referência de autores. Como o texto, o resumo deve ser redigido em terceira pessoa do singular e na voz ativa. O verbo deve estar no passado uma vez que se refere a um texto já elaborado e terminado.  Ao final devem ser expostas as palavras-chave que mais expressam e representam o texto escrito, antecedidas pela expressão “Palavras-chave”.  

SUMÁRIO

       

O sumário constitui-se no roteiro do artigo e é um elemento obrigatório; deve ser elaborado, ainda que provisoriamente, antes de se iniciar a escritura do desenvolvimento.   Assim, feito o pré-projeto (matriz), o aluno deve construir o sumário que vai indicar as partes (seções) do artigo e ser elaborado sob a forma de texto corrido. Sua elaboração precede a redação do artigo e tem a função de proporcionar uma visão de conjunto de todo o trabalho, indicando a ordenação sequencial dos assuntos desenvolvidos.

Têm-se três grandes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento que corresponde ao corpo do trabalho será subdividido em seções ou itens que não devem ultrapassar de 5 (conforme estrutura abaixo), para evitar a fragmentação excessiva do texto e dar mais consistência a ele.  Quer dizer, deve-se evitar o excesso de divisões de itens, tendo em vista a concisão e o rigor metodológico do artigo científico.  Caso seja necessário, poderá haver subseções para atenderem  às necessidades da macro estrutura do texto.

É bom destacar que é essencial para a disciplina do texto, porque revela a estruturação do pensamento do pesquisador ao iniciar a construção da argumentação e o caminho por ele percorrido no desenvolvimento do trabalho. Com o aprofundamento da pesquisa, pode-se modificar um ou outro tópico, sem, entretanto, alterar a sequência da discussão. Deve-se ressaltar que as partes pré-textuais não fazem parte do sumário e a pós-textual não é numerada.  

A utilização do termo DESENVOLVIMENTO tem como propósito organizar de modo mais lógico e preciso a estrutura do artigo, além de corresponder às atividades a serem desenvolvidas no TCC, conforme as etapas contidas nas orientações on line.  Assim, tem-se a seguinte estrutura:

1.Introdução. 2. Desenvolvimento: 2.1....; 2.2...; 2.3...; 2,4...; 2.5.... 3. Conclusão. Referências.  

  1. INTRODUÇÃO

       

 Na Introdução, o pesquisador deve enunciar a ideia central do estudo, a tese que se irá defender, explicitando o assunto a ser tratado. Devem-se resumir os fatos, ideia e dados que vão preceder o trabalho, justificando a escolha do tema e delimitando o assunto a ser tratado.  É necessário, ainda, indicar os objetivos que orientam o artigo, os aspectos metodológicos a serem observados e apresentar as etapas de discussão do trabalho. Ressalta-se que a introdução é, apenas, uma apresentação do trabalho; é a proposta do que se pretende discutir no desenvolvimento do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (314.6 Kb)   docx (427.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com