TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  3.026 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE

ENGENHARIA CIVIL

(nome)

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

(cidade)

2017

(nome)

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Resenha apresentada ao Curso de Engenharia Civil, sob orientação da Professora ... , como um pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Cientifica.

(cidade)

2017

SEVERINO, Antonio Joaquim. A organização da vida de estudos na universidade. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez Ltda, 2002. cap. 1, p. 23-33.

Antonio Joaquim Severino, é professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, em 1965. Na PUCSP, apresentou seu doutorado em 19972. Suas principais publicações foram: Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); Entre outros.

Neste texto sobre a organização da vida acadêmica, o autor primeiramente fala sobre como a vida muda quando o aluno entra na universidade pois esta exige muito mais dedicação e tempo. Em seguida Antonio sugere que o aluno tenha sua própria biblioteca pessoal e esteja sempre bem informado, lendo livros, dicionários, textos, curiosidades sobre o seu curso, e até mesmo revistas para manter-se atualizado. Ele diz que o universitário deve sempre participar de eventos extracurriculares como: congressos, encontros, etc. Dentre os instrumentos para estudo ele destaca os recursos eletrônicos gerado pela tecnologia e diz que a interdisciplinaridade também é fundamental para ampliar o conhecimento do acadêmico.

O autor indica que o aluno use o material didático como base para o estudo pessoal, ele recomenda que o aluno destaque as principais informações lidas e anote as principais ideias expostas pelo professor na sala de aula sem perder a concentração no assunto e em casa o aluno deve transcrever, corrigir e reconstruir os tópicos em fichas de documentação de forma coerente.

Esta metodologia de estudo é rígida, porém é a mais eficiente, necessita de um pouco mais de tempo e organização, mas sempre é mais produtiva, evitando que a matéria seja apenas decorada e brevemente esquecida.

Antonio sugere ainda, que o universitário separe um tempo disponível para estudar e dentro deste organize um cronograma dividindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com