TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA MAX WEBER

Artigo: RESENHA CRITICA MAX WEBER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  7.469 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................03

INTRODUÇÃO

A Teoria da Burocracia nos faz entrar em um conflito interno diante de seguinte perspectiva:

É bom ter como provar uma um acontecimento registrado em cartório ter um papel que deixe verídico algum fato,conhecer algo porque foi tudo escrito e autenticado em um documento etc...

Porém quem nunca se irritou com a Burocracia que nos faz perder tanto tempo e dinheiro porque as pessoas esquecem que uma de suas finalidades e a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

A burocracia apesar de seus ponto não muito favoráveis nasceu com o propósito de ajudar organização tanto dentro quanto fora da empresa.

Para situar se, racionalizando os elementos de uma organização com o propósito de prever o futuro e ordenar as situações com eficiência e que todos os membros de uma equipe (no caso de uma organização privada) tenham um oriente do que lhe cabe com um propósito eficiente e eficaz de sua posição em determinada empresa ou até mesmo estipulando seu papel na sociedade.

RESUMO

O tema sobre Teoria da Burocracia de Max Weber nos orienta a uma suposta eficiência que serve positivamente como um auxílio eficaz. Porém como em todas as teorias existentes além de suas excelências também há seus pontos negativos como os conflitos que temos que enfrentar cada vez que temos que realizar algum procedimento burocrático.

Conheceremos alguns subgrupos da burocracia que funciona como um sistema perfeito de pessoas que se baseia na racionalidade.

MAX WEBER

Max Weber nasceu em 1864 foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas. Além de ser o pai da Teoria da Burocracia também é considerado um dos grandes fundadores da Sociologia Moderna e teve duas obras marcantes como “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Morreu aos 56 anos em 1920 e deixou sua marca registrada revolucionanando o mundo da organização eficiente por excelência.

TEORIA DA BUROCRACIA

MAX WEBER

Foi no começo da década de 1940 num período em que as indústrias estavam se desenvolvendo e passaram a carecer de modelos organizacionais mais bem definidos.

A Teoria da Burocracia então nasceu da fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica de Fayol e da Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo. Ou seja, não se atinge o objetivo desejado pela organização focando somente nos processos como na Teoria Clássica. Nem somente nas pessoas como na Teoria das Relações humanas. É necessário que se analise a melhor forma de se entregar todos os fatores.

A sociedade e o Estado estavam precisando de uma teoria eficaz e eficiente que pudesse vir somar e deixar a organização mais formal e racional não só aplicada dentro de uma empresa mais no meio em que vivemos.

Quem teve este conceito de uma falta de normas, padrões,sistema em que todos trabalhassem numa harmonia sincronizadas para obter os resultados mais eficiente foi um sociólogo e economista alemão chamado Max Weber

Surgiu então a Teoria da Burocracia para tratar de incumbir às pessoas na sociedade e nas organizações de suas determinadas obrigações.

A burocracia veio ser uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade com a finalidade de garantir o máximo de eficiência possível no alcance de seus objetivo.

Weber estudou os tipos existentes de sociedade e de autoridades para se aprofundar melhor no surgimento e aplicabilidade da burocracia distinguindo três tipos de sociedade:

1º-Sociedade tradicional os patriarcais e os patrimonialistas que é a identidade social dos indivíduos que se limita pela própria tradição.

2º-Sociedade carismática que predominam características místicas, arbitrárias e persobalisticas, podemos citar os grupos religiosos,partido político etc...

3º-Sociedade legal , racional ou burocrética que prenomina se normais impessoais e racionalidade nas escolhas dos meios e dos fins como nas forças armadas e ou em uma empresa .

Sendo assim para Weber a cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade ou hierarquia e poder para ele significa se impor a a sua vontade dentro de uma relação social . Embora nem sempre ter autoridade é ter poder pois a autoridade depende da legitimidade ou seja quando é aceita .

Weber aponta três tipos de autoridade legítima.

1º-Autoridade carismática que é exercida quando as pessoas aceitam as ordens dos superiores . Podemos citar o Luiz Inácio que conquistou a todos com seu poder carismático.

2º-Autoridade tradicional é racional e racional transmitido por herança e conservador quando os subordinado aceitam as ordens de seus superiores pois esta sempre foi amaneira que as coisas foram feitas e o funcionários simplesmente tem que aceitar que terá que ser feita assim quer goste ou não . No poder tradicional então citamos a família tradicional britânica que o poder passa de geração a geração.

Então , a autoridade legal , racional ou burocrática é exercida quando os subordinados aceitam as ordens dos seu superiores quando justificadas porque concordam ou aceitam certas normas que consideram legítima e dos quais derivam o comando.

A obediência não é devida a alguma pessoa em si, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com